A arte do santinho apelidado de “Santa Nanda da sorte”, entregue como amuleto ao elenco de O Agente Secreto durante o Globo de Ouro, foi criada por uma designer brasileira do interior de São Paulo. A ilustração traz o rosto da atriz Fernanda Torres e viralizou nas redes sociais após ser mencionada pelos atores na cerimônia, realizada no domingo (11).
A responsável pela criação é Sophia Martinez Andreazza, de 31 anos, natural de Sorocaba (SP). O santinho foi encomendado pela equipe da Nono Produções, empresa que presta serviços para a TNT e a HBO, e distribuído ao elenco como um símbolo de sorte durante a premiação.
Elenco de ‘Agente Secreto’ ganha ‘Santa Nanda da sorte’ no Globo de Ouro — Foto: Reprodução/Globo News
Durante entrevista à GloboNews, os atores comentaram o amuleto. O ator Wagner Moura, que venceu o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama, afirmou que pretendia manter o santinho no bolso durante a cerimônia. Já a atriz Alice Carvalho brincou ao chamar a ilustração de “Santa Nanda da sorte”.
Sophia contou que foi procurada pela produtora no dia 7 de janeiro e teve apenas dois dias para finalizar a arte, entregue no dia 9. Para compor a ilustração, ela estudou expressões e registros de Fernanda Torres durante o Globo de Ouro de 2025, quando a atriz foi premiada por Ainda Estou Aqui.
“A ideia, desde o início, era criar uma arte com a estética brasileira dos santinhos, como um símbolo de proteção e sorte. Trabalhei bordas ornamentadas, cores, brilhos e elementos clássicos, tudo para que a imagem fosse facilmente reconhecida como um santinho e, ao mesmo tempo, remetesse à Fernanda”, explicou a designer.
A repercussão surpreendeu Sophia. Na manhã seguinte à cerimônia, ela acordou com milhares de notificações nas redes sociais. “Foi uma loucura. Muita gente perguntando se tinha sido eu, como eu estava me sentindo. É muito bonito perceber essa troca entre artistas brasileiros e ver como a arte feita por pessoas reais toca as outras”, disse.
Nas redes, a designer comemorou o momento com entusiasmo: “Meu Deus, como é bom ser brasileira! A arte feita por artistas de verdade importa. A cultura brasileira é gigante”.
Sophia Andreazza, de Sorocaba (SP), é a designer responsável pela arte da ‘Santa Fernanda da sorte’, santinho distribuído no Globo de Ouro, neste domingo (11) — Foto: Arquivo pessoal
A artista acompanhou de perto a premiação na noite de domingo (11) mas, ao acordar neste segunda-feira (12), se deparou com milhares de comentários sobre a “Santa Nanda”.
“Minhas redes sociais estavam cheias de mensagens, pessoas perguntando se tinha sido eu, como eu estava me sentindo. Foi uma loucura, muito gostoso perceber essa troca que existe entre os artistas brasileiros, que a gente percebe o quanto a arte de verdade feita por pessoas de verdade toca os outros e incita esse interesse”, disse Sophia.
Designer de Sorocaba (SP) criou arte de santinho da Fernanda Torres distribuído no Globo de Ouro 2026 — Foto: Instagram/Reprodução
Fernanda Torres curtiu a publicação da designer, além de comentar três emojis de coração e começar a seguir o perfil da artista no Instagram.
Fernanda Torres curtiu postagem da ‘Fernanda da sorte’ entregue a elenco de ‘O Agente Secreto’ feito por designer de Sorocaba (SP) — Foto: Reprodução/Sophia Andreazza/Instagram
Em eu perfil pessoal, Fernanda também fez uma publicação celebrando a vitória do Brasil, incluindo fotos de Wagner Moura e Alice Carvalho com os santinhos.
“Só deu Nordeste em Lalaland! Parabéns Santos guerreiros Waguinho e Kleber!”, escreveu.
Fernanda Torres postou em sua rede social foto do elenco segurando a arte da ‘Fernanda da sorte’ feita por designer de Sorocaba (SP) — Foto: Reprodução/Fernanda Torres/Instagram
Globo de Ouro 2026
O público brasileiro pôde celebrar vitórias nacionais no Globo de Ouro pelo segundo ano consecutivo, neste domingo. O filme “O Agente Secreto” venceu a categoria de melhor filme em língua não-inglesa e Wagner Moura, protagonista do longa, foi o primeiro brasileiro a vencer a categoria de melhor ator.
Em 2025, a estatueta de melhor atriz em filme de drama ficou com Fernanda Torres, por sua atuação no longa “Ainda Estou Aqui”.
Ao receber o prêmio, o diretor de “O Agente Secreto”, Kleber Mendonça Filho, mandou um “alô, Brasil”, agradeceu o elenco e elogiou Wagner Moura, dizendo que “as melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo”.
“Dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um momento da história muito importante para fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Vamos continuar fazendo filmes”, disse o cineasta.
Wagner Moura, Kleber Mendonça Filho, Gabriel Leone, Alice Carvalho e Emilie Lesclaux recebendo o prêmio de melhor filme em língua não inglesa por “O Agente Secreto” durante a 83ª edição do Globo de Ouro — Foto: Kevork Djansezian/CBS Broadcasting via AP
Wagner Moura, que guardou o santinho da Fernanda no bolso, agradeceu especialmente ao diretor Kleber Mendonça Filho ao subir no palco e falou sobre a mensagem do longa.
“É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que ser um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, disse.
“E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira”, completou em português.
Wagner Moura no Globo de Ouro — Foto: AP Photo/Chris Pizzello
Fonte: g1 Sorocaba e Jundiaí
✍️ Redigido por ContilNet
