A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou, nesta terça-feira (13), dois casos de intoxicação em bebês após o consumo de fórmulas infantis da Nestlé pertencentes aos lotes que foram alvo de alerta e proibição da Anvisa.
- Anvisa proíbe venda de produtos de fórmula infantil da Nestlé; veja quais
Segundo o órgão, as crianças — ambas com cerca de um ano de idade — apresentaram episódios de vômito frequente e diarreia logo após ingerirem o produto. Após a identificação de que os lotes consumidos estavam entre os interditados, as famílias interromperam o uso e os bebês apresentam boa recuperação clínica.
A proibição da Anvisa foi anunciada no dia 7, após a própria fabricante iniciar o recolhimento voluntário de determinados lotes por suspeita de contaminação pela toxina cereulide, produzida pela bactéria Bacillus cereus, que pode causar intoxicação alimentar.
Estabelecimentos notificados por intoxicação em fórmula infantil
A Vigilância Sanitária do DF informou que farmácias, hospitais e pontos de venda já foram notificados para retirar os produtos do mercado. Estabelecimentos que descumprirem a determinação poderão ser penalizados conforme a legislação sanitária.
A rede pública do Distrito Federal esclareceu ainda que as fórmulas distribuídas pelo governo para uso domiciliar não estão incluídas nos lotes comprometidos.
Leia mais no BacciNotícias:
- Anvisa identifica contaminação de fungos e manda recolher panetones
- ‘Janeiro Seco’: médico explica como o corpo se transforma em 30 dias sem álcool
- Anvisa ordena recolhimento de lote de chá contaminado

