A líder da oposição venezuelana María Corina Machado, vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2025, encontra-se nesta quinta-feira (15) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em um evento programado para a Casa Branca.
- Saiba as armas que os EUA podem usar em ataque contra o Irã
O encontro será o primeiro pessoal entre Machado e Trump, marcado em meio a intensas transformações políticas em seu país, após a captura do ex-presidente Nicolás Maduro pelos EUA em uma operação militar no início de janeiro.
Segundo a agenda oficial, os dois devem almoçar e conversar em um encontro fechado, com foco em discutir a situação atual da Venezuela e os rumos do processo de transição política.
Machado — reconhecida internacionalmente por sua luta contra a repressão e por uma transição pacífica para a democracia — tem ganhado destaque global desde que foi premiada com o Nobel da Paz pelo seu papel na defesa dos direitos democráticos e pela resistência ao autoritarismo no país vizinho.
Relação entre Trump e Corina
Apesar de seu prestígio internacional, a relação entre Trump e Corina tem sido complexa. Embora ela tenha elogiado ações americanas no contexto venezuelano e até dedicado simbolicamente seu prêmio ao presidente norte-americano, Trump havia expressado dúvidas sobre o apoio à sua liderança na Venezuela e priorizado contatos com a presidente interina Delcy Rodríguez, que assumiu o comando do país caribenho com o aval de Washington após a detenção de Maduro.
O encontro desta quinta poderá indicar um ajuste na postura americana em relação aos diversos atores políticos venezuelanos, em um cenário de negociações multilaterais e pressões diplomáticas globais.
Leia mais no BacciNotícias:
- Irã adia execução de manifestante após pressão internacional, afirma ONG
- Mídia internacional relembra tragédia da boate Kiss após incêndio em bar na Suíça
- Doença misteriosa faz Nasa antecipar retorno de astronautas; entenda

