Ícone do site ContilNet Notícias

Em entrevista à RedeTV!, Marina Silva confirma intenção de disputar o Senado por São Paulo

Por Everton Damasceno, ContilNet

A acreana e ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, confirmou sua disposição em pleitear uma cadeira no Senado por São Paulo.

Em entrevista à RedeTV!, a ministra detalhou que o estado possui um significado profundo em sua trajetória pessoal e pública, sendo o pilar de seu retorno às urnas.

Marina Silva/Foto: Reprodução

“Eu me vejo no desenho da construção para o Senado. São Paulo ajudou a salvar a minha vida biológica e me recolocou na cena política de uma forma incrível, quando eu nem queria mais ser candidata. E, agora, eu estou disposta a fazer essa construção”, afirmou durante o programa “É Notícia”.

Além da pretensão eleitoral, Marina Silva indicou que seu ciclo na Rede Sustentabilidade pode estar chegando ao fim. Ela revelou estar em conversas com diversas legendas com as quais já teve vínculos históricos, citando nominalmente o PT, PSOL, PSB e PV, entre outros partidos. Embora existam convites e diálogos em andamento, a ministra ressaltou que a decisão final sobre sua nova casa partidária ainda depende de uma análise criteriosa das propostas e dos projetos de construção conjunta.

Sobre a sua permanência na Esplanada dos Ministérios, Marina manteve um tom de discrição e pragmatismo ao projetar um possível segundo mandato do atual presidente. Apesar de reafirmar seu apoio e torcida pela reeleição de Lula, ela deixou em aberto sua continuidade na pasta ambiental, pontuando que “o presidente vai ficar muito à vontade para poder fazer a sua escolha de quem será o ministro do Meio Ambiente”.

Para ela, a escolha do secretariado é uma prerrogativa exclusiva do chefe do Executivo, independentemente do trabalho realizado até aqui.

Ao refletir sobre sua atuação no governo, a ministra destacou um avanço institucional que considera histórico: a transição de uma pauta ambiental isolada para uma política transversal, que hoje permeia diferentes áreas da gestão federal.

Marina observou que essa mudança de mentalidade dentro do governo representa a consolidação de uma luta que ela travou por décadas. Mesmo diante das incertezas sobre o cargo atual, sua prioridade parece agora convergir para o Legislativo, fortalecendo sua base política no maior colégio eleitoral do país.

Sair da versão mobile