Ícone do site ContilNet Notícias

Equipe enfrenta quatro dias de viagem de barco para levar atendimento à Terra Indígena no Acre

Por Redação ContilNet

Equipe da Sesai teve de enfrentar quatro dias de barco para chegar à comunidade. Foto: Reprodução

Após enfrentar quatro dias de viagem de barco pelo Rio Chandless, uma equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) conseguiu chegar à primeira Terra indígena para iniciar atendimentos de saúde a comunidades localizadas em região de difícil acesso, no município de Manoel Urbano. A chegada ocorreu na área conhecida como Maloca, pouco antes do Parque Nacional, marcando mais uma etapa do trabalho contínuo desenvolvido pela equipe ao longo do ano.

De acordo com o enfermeiro Ítalo Dutra, que divulgou a chegada nas redes sociais, os atendimentos nas aldeias são realizados mensalmente, sempre que as condições de navegação permitem. A exceção ocorre durante o período do verão amazônico, quando a estiagem torna o rio intrafegável e impede o deslocamento das equipes.

Enfermeiro mostrou desafios para chegar até à terra indígena. Foto: Italo Dutra

“Nossa equipe vem todos os meses realizar atendimentos. A exceção é no verão, que fica intrafegável por aqui, por conta da estiagem. Mas, enquanto a gente consegue se deslocar para a aldeia, a equipe vai lá prestar os atendimentos”, afirmou, em resposta a um comentário.

A logística da viagem exige planejamento e resistência. O barco utilizado foi adaptado especificamente para permitir que os profissionais cheguem às comunidades e realizem os atendimentos necessários. Ao chegar à primeira aldeia, a equipe iniciou a preparação para os trabalhos ainda no mesmo dia.

“Depois de quatro dias de viagem nesse rio, conseguimos chegar à nossa primeira aldeia, aqui na Maloca, dentro do Rio Chandless. Hoje chegamos, vamos iniciar os atendimentos após o almoço e dormir aqui no porto”, relatou Ítalo.

Sair da versão mobile