Ícone do site ContilNet Notícias

Erosão pode destruir carnaubeira, árvore histórica de Sena; rua central também está ameaçada

Por Ricardo Amaral, ContilNet

Uma erosão causada pelo desbarrancamento do rio Iaco, tem preocupado moradores e comerciantes do centro de Sena Madureira, no interior do Acre. Um vídeo enviado ao ContilNet nesta quinta-feira (22), mostra o avanço do problema, que já ameaça uma histórica carnaubeira, símbolo de resistência e memória local, além de colocar em risco parte da rua Padre Egídio, uma das vias mais movimentadas da região central do município.

Carnaubeira pode ser destruída/Foto: Reprodução

O processo erosivo vem se intensificando nos últimos anos, agravado pelas fortes chuvas e pela falta de obras adequadas de contenção e drenagem. O solo vem cedendo ao longo do tempo, e abrindo fissuras que se aproximam perigosamente das raízes da carnaubeira, árvore que há décadas faz parte da paisagem urbana e da identidade cultural da cidade.

Além do impacto ambiental e histórico, a situação representa um sério risco à segurança de pedestres e motoristas. Caso nenhuma providência seja tomada pela prefeitura, a erosão pode avançar e comprometer o tráfego de veículos na região.

Vale destacar que a erosão urbana, quando não combatida de forma preventiva, tende a se agravar rapidamente, especialmente em períodos de inverno amazônico. Medidas como obras de contenção, drenagem eficiente e recuperação do solo são consideradas urgentes para evitar danos irreversíveis, tanto à infraestrutura, quanto ao patrimônio natural e histórico do município.

A população cobra a atuação da administração municipal, para que sejam adotadas soluções imediatas. Para os moradores, preservar a carnaubeira e garantir a segurança da rua não é apenas uma questão de obra urbana, mas de respeito à história e à memória de Sena Madureira, que não podem ser levadas pela força da erosão.

Sair da versão mobile