Ícone do site ContilNet Notícias

Exposição no Via Verde Shopping relembra luta contra trabalho escravo

Por Anne Nascimento, ContilNet

Quem passar pelo Via Verde Shopping, em Rio Branco, entre esta quarta-feira (28) e sábado (31), pode conhecer de perto um trabalho que costuma acontecer longe dos holofotes, mas é fundamental para a garantia de direitos. Uma exposição montada em frente às Lojas Riachuelo chama a atenção para a atuação da fiscalização do trabalho e o papel dos auditores-fiscais na defesa de condições dignas para trabalhadores em todo o país.

A mostra ocorre em uma data carregada de simbolismo. O dia 28 de janeiro marca o Dia do Auditor-Fiscal do Trabalho e o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, lembrando a Chacina de Unaí, ocorrida em 2004, quando três auditores-fiscais e um motorista foram assassinados durante uma fiscalização em Minas Gerais.

Exposição relembra trabalho de auditores-fiscais. Foto: cedida

Para o superintendente regional do Trabalho no Acre, Leonardo Lani de Abreu, o episódio representa um divisor de águas. “Foi um marco na história da fiscalização trabalhista no Brasil, que evidenciou os riscos enfrentados por esses profissionais e a importância do Estado na proteção dos direitos fundamentais dos trabalhadores, principalmente os mais vulneráveis”, afirmou.

A exposição apresenta ao público como atuam os auditores-fiscais no combate ao trabalho infantil, ao trabalho análogo à escravidão, na promoção da saúde e segurança no ambiente laboral e no fortalecimento de relações de trabalho baseadas na legalidade e no respeito à dignidade humana.

Ao ocupar um espaço de grande circulação, a iniciativa busca sensibilizar a sociedade sobre a relevância da fiscalização do trabalho como instrumento de justiça social e desenvolvimento sustentável, além de prestar homenagem aos profissionais que exercem essa função, muitas vezes em condições adversas.

A visitação é gratuita e segue até o dia 31 de janeiro, sempre das 16h às 22 horas, no Via Verde Shopping, em Rio Branco.

Sair da versão mobile