Ícone do site ContilNet Notícias

Football Manager grátis chega nesta quinta, mas Brasil fica fora do lançamento

Por Redação

A SEGA lança nesta quinta-feira (22) o SEGA Football Club Champions 2026, nova aposta gratuita de gestão esportiva inspirada no tradicional Football Manager. O título chega para PlayStation 5, PlayStation 4, PC (Steam), Android e iPhone (iOS), mas com um “porém” importante: o Brasil fica fora do lançamento oficial.

O jogo marca a estreia internacional da franquia japonesa Pro Soccer Club o Tsukurou (conhecida como SakaTsuku), que existe há mais de 30 anos no Japão. A proposta é unir a profundidade estratégica do Football Manager com uma experiência mais acessível e multiplataforma, incluindo dispositivos móveis.

SEGA Football Club Champions 2026 — Foto: Reprodução/PS Store

Como funciona o Football Club Champions 2026

No game, o jogador assume o papel de treinador e gestor, criando um clube do zero. As decisões envolvem contratações, desenvolvimento de jovens talentos, planejamento de treinos, infraestrutura e gestão financeira. A SEGA adaptou a interface e a jogabilidade para atender públicos diferentes e permitir integração entre plataformas.

O título também conta com modos online, como partidas PvP, rankings globais e campeonatos multiplayer. Segundo a desenvolvedora, o jogo utiliza dados oficiais licenciados pela FIFPRO, garantindo nomes e atributos reais de atletas — especialmente do Japão, Coreia do Sul e ligas europeias, incluindo clubes como o Manchester City.

Por que o Brasil ficou de fora?

Assim como ocorreu com Football Manager 26, o SEGA Football Club Champions 2026 não será lançado oficialmente no Brasil por entraves de licenciamento. No país, os direitos de imagem dos jogadores precisam ser negociados individualmente, separados do vínculo com os clubes, o que dificulta acordos em larga escala.

Na prática, jogadores brasileiros que quiserem testar o game precisarão alterar a região da conta (no console ou no Steam) ou usar VPN para realizar o download. No entanto, há limitações: no Steam, por exemplo, a troca de região só pode ser feita uma vez a cada três meses.

Plataformas e requisitos

No PC, o jogo exige Windows 11, processador a partir de um Intel Core i3 ou Ryzen 3, 8 GB de RAM e placa de vídeo básica dedicada. No mobile, o game roda a partir do Android 11 ou iOS 17, sendo compatível com aparelhos como iPhone 12 ou mais recentes.

Apesar da frustração dos fãs brasileiros, o lançamento reforça a estratégia da SEGA de expandir suas franquias de gestão esportiva para um público global — ainda que, por enquanto, sem o Brasil no mapa oficial.

Fonte: SEGA, VGC, Eurogamer e Instant Gaming News
✍️ Redigido por ContilNet

Sair da versão mobile