Um vídeo que circula nas redes sociais e já viralizou mostra a reação de uma idosa ao assistir a um conteúdo criado por inteligência artificial envolvendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Jair Bolsonaro. As imagens não são reais, mas simulam uma cena de agressão, o que tem causado confusão e espanto entre usuários.
Netos explicam que imagens não são reais/Reprodução
No vídeo falso, Jair Bolsonaro aparece detido, com algemas, enquanto o presidente Lula surge como autor da agressão. Ao assistir às imagens, a idosa demonstra incredulidade e preocupação, afirmando que o ex-presidente “não tem nem como se defender” e ressaltando o fato de ele estar algemado.
Enquanto a idosa reage de forma séria e apreensiva, os netos que a acompanham riem da situação e tentam esclarecer o ocorrido. Em um dos momentos, um deles alerta: “Vó, isso é IA”, explicando que o vídeo não retrata um fato real, mas foi produzido com o uso de tecnologia.
Vídeos como esse tem sido recorrentes, alertando sobre os riscos da desinformação e do uso indevido da inteligência artificial para criar vídeos falsos, conhecidos como deepfakes. Especialistas alertam que esse tipo de material pode enganar pessoas, especialmente aquelas com menos familiaridade com recursos digitais, além de alimentar discursos de ódio e confusão política.
