O Instituto Federal do Acre (IFAC), Campus Sena Madureira, anunciou a abertura de 40 vagas para o curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). A novidade é que as aulas serão ministradas no período da noite.
As inscrições estão abertas até o dia 23 de Janeiro, e podem ser efetuadas no link do edital disponível no site oficial do IFAC/Foto: Reprodução
Segundo a diretora do Campus no município, Eliane Torres, as inscrições estão abertas até o dia 23 de Janeiro, e podem ser efetuadas no link do edital disponível no site oficial do IFAC. Segundo ela, as vagas são destinadas para candidatos que fizeram o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) entre 2010 e 2025. O curso terá duração de dois anos e meio.
“Especificamente no primeiro semestre de 2026, nós teremos apenas a oferta desse curso, que é tecnólogo, com duração de dois anos e meio, e já vamos para a formação da terceira turma. Porém, essa será a primeira turma que terá aulas no período noturno. Os interessados podem acessar o site do IFAC, e clicar no link do edital, onde está disponível a seleção”, disse a diretora.
Vale salientar que quem é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) atua na criação, manutenção e melhoria de sistemas computacionais que atendem às necessidades de empresas e organizações. Esse profissional é responsável por analisar problemas, propor soluções tecnológicas e desenvolver softwares que tornem os processos mais eficientes e seguros.
Entre suas principais atividades estão o levantamento de requisitos, a programação de sistemas, o desenvolvimento de aplicativos e plataformas digitais, a criação e gestão de bancos de dados, além de testes e manutenção de softwares. O analista de sistemas também pode trabalhar com integração de sistemas, automação de processos e suporte técnico.
Além disso, o profissional de ADS pode atuar em diversos setores, como empresas de tecnologia, indústrias, comércios, instituições financeiras, órgãos públicos e startups. Ele pode exercer funções como desenvolvedor de software, programador, analista de sistemas, analista de dados júnior, gestor de projetos de TI ou consultor tecnológico.
