Janja comemora sanção de lei que cria Dia de Luto em Memória às Mulheres Vítimas de Feminicídio

Data será lembrada em 17 de outubro e governo articula pacto nacional de enfrentamento à violência de gênero

A primeira-dama Janja Lula da Silva divulgou um vídeo nesta sexta-feira, dia 9, para comemorar a sanção da lei que institui o Dia de Luto em Memória às Mulheres Vítimas de Feminicídio. A norma foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e estabelece que a data seja lembrada anualmente em 17 de outubro.

Data será lembrada em 17 de outubro e governo articula pacto nacional de enfrentamento à violência de gênero/Foto: Reprodução

Segundo Janja, o dia tem caráter simbólico e busca manter viva a memória de mulheres assassinadas por ódio de gênero. No vídeo, ela cita casos que marcaram o país, como o de Eloá, e menciona também situações mais recentes, a exemplo do caso de Tainara, em São Paulo, ressaltando a necessidade de não permitir que essas histórias sejam esquecidas.

A primeira-dama destacou ainda que o governo federal iniciou articulações para a criação de um Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio. A iniciativa será coordenada pela Presidência da República e prevê a participação dos três Poderes, com o objetivo de fortalecer ações integradas de prevenção, proteção e responsabilização.

De acordo com Janja, a proposta do pacto deverá ser apresentada em breve à sociedade. Ela afirmou que a mobilização representa um compromisso coletivo no combate à violência contra mulheres e meninas em todo o país.

Ao final da mensagem, a primeira-dama reforçou a importância da luta contínua pela vida das mulheres e afirmou que o início de 2026 deve ser marcado pela determinação de garantir que mais mulheres permaneçam vivas, com direitos, proteção e dignidade.

Bacci Notícias
PUBLICIDADE