O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a carta de demissão do comando da pasta. A informação foi confirmada nesta quarta-feira, e, até o momento, não há definição sobre quem assumirá o cargo.
Substituto ainda não foi definido; pasta concentra órgãos estratégicos da segurança pública/Foto: Reprodução
A saída ocorre em um contexto de maior protagonismo do debate sobre segurança pública no país, tema que tem concentrado atenções do governo federal e do Congresso Nacional. A pasta vinha atuando na coordenação de ações voltadas ao enfrentamento da criminalidade e ao reforço das forças federais.
Estão vinculados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública órgãos estratégicos como a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, responsáveis por investigações e policiamento em âmbito nacional, além da Força Nacional de Segurança Pública.
A Força Nacional é acionada para atuar nos estados em situações de crise ou para reforçar a segurança pública, mediante solicitação dos governos estaduais. Com a saída do ministro, a condução dessas políticas permanece sob avaliação até a nomeação do novo titular da pasta.
Globo News

