O presidente Lula fez cinco publicações em suas redes sociais destacando as indicações do filme ‘O Agente Secreto’ ao Oscar. O governo tem explorado o sucesso do cinema brasileiro como uma vitrine política, ressaltando a retomada dos investimentos no setor.
Em uma das postagens, ao comentar a indicação de Wagner Moura como Melhor Ator, Lula afirmou que o artista “tem o molho e talento de sobra”.
O presidente chegou a citar a música que diz que “o baiano tem o molho”, que está em alta nas redes sociais. Em outra publicação, Lula destacou que a indicação de ‘O Agente Secreto’ ao Oscar de Melhor Filme Internacional é um motivo de celebração para todo o país.
O presidente Lula também aproveitou para destacar os investimentos na cultura, afirmando que, “quando a cultura brasileira é valorizada, o país volta a ser protagonista no cenário internacional”.
Ele elogiou Adolpho Veloso, indicado à Melhor Direção de Fotografia pelo filme americano ‘Sonhos de Trem’.
Em nota, o Ministério da Cultura, exaltou o cinema nacional e a riqueza da cultura brasileira. A ministra Margareth Menezes reforçou a importância de torcer pelo país como uma forma de cultura. Sobre o filme, ela afirmou que “o jeitinho brasileiro de se unir para vibrar, torcer e defender o Brasil traduz muito bem o calor do país e o senso de comunidade”.
‘O Agente Secreto’ iguala recorde brasileiro de indicações ao Oscar de ‘Cidade de Deus’
Com quatro indicações ao Oscar 2026, o filme brasileiro ‘O Agente Secreto’, de Kleber Mendonça Filho, igualou a marca da outra produção nacional que mais vezes havia sido indicada na cerimônia. É ‘Cidade de Deus’, que conseguiu quatro nomeações no Oscar 2004 (Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Montagem).
O filme de Fernando Meirelles não foi indicado a categoria de Melhor Filme Internacional por não ser o selecionado pelo Brasil. Lançado em 2002, ele, em tese, estaria já disponível para a premiação em 2003. Porém, como não foi escolhido, fez uma forte campanha, ganhando destaque na premiação no ano posterior.
A cerimônia de entrega dos prêmios acontece no dia 15 de março.

