Uma criança de 8 anos ficou gravemente ferida após ser atacada por dois cães da raça pit bull na tarde desta quarta-feira (22), em Santa Gertrudes, no interior de São Paulo. O caso ocorreu na Rua 16, quando o menino caminhava pela via e foi surpreendido pelos animais, que escaparam de uma residência próxima.
De acordo com informações da Polícia Militar, o ataque foi rápido, durando menos de um minuto, mas causou lesões severas. Durante a agressão, a criança caiu no chão e teve a cabeça mordida, resultando no arrancamento de parte do couro cabeludo.
Menino foi socorrido em estado grave e passou por cirurgia de emergência para reconstrução do couro cabeludo/Foto: Reprodução
A tutora dos cães tentou conter os animais, mas não conseguiu interromper o ataque. Em depoimento às autoridades, ela relatou que abriu o portão para colocar o lixo para fora no momento em que os pit bulls avistaram o menino e correram em sua direção.
A vítima foi socorrida em estado grave e encaminhada à Santa Casa de Rio Claro, onde passou por uma cirurgia de emergência para reconstrução da área atingida. Segundo o pai da criança, Joelson Francisco da Silva Filho, o garoto ainda deverá ser submetido a mais dois ou três procedimentos cirúrgicos. “Ainda existe uma parte aberta no couro cabeludo, e será necessário retirar pele de outra região do corpo para realizar o enxerto”, explicou em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo.
A ocorrência está sendo investigada pela Delegacia de Polícia Civil de Rio Claro. A responsável pelos animais responderá por omissão de cautela na guarda e condução dos cães, além de lesão corporal culposa. Após prestar depoimento, ela foi liberada e irá responder ao processo em liberdade.
Os dois pit bulls permaneceram sob os cuidados da tutora. Até o momento, a identidade da mulher não foi divulgada oficialmente pelas autoridades.
