Morreu nesta sexta-feira (30), aos 71 anos, a atriz, comediante, roteirista e dubladora Catherine O’Hara, uma das figuras mais queridas e respeitadas do entretenimento nas últimas décadas. A informação foi confirmada por seu empresário à imprensa internacional. A causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente, mas foi reportada que ela faleceu em sua casa em Los Angeles após uma breve doença.
Nascida em 4 de março de 1954, em Toronto (Canadá), O’Hara construiu uma carreira de mais de cinco décadas marcada pelo talento cômico, improvisação e versatilidade em cinema, televisão e teatro.
Quem era Catherine O’Hara
Catherine O’Hara começou sua trajetória artística nos anos 1970 como membro da trupe de comédia The Second City, em Toronto, onde foi colega de nomes que também se tornaram grandes no humor. Esse grupo deu origem ao programa de esquetes SCTV, no qual ela não só atuou como também foi reconhecida por seu trabalho como roteirista, ganhando um Emmy em 1982 por suas contribuições ao programa.
Com uma presença marcante na comédia, O’Hara transitou para o cinema e participou de clássicos de Hollywood. Entre seus papéis mais lembrados estão:
-
Kate McCallister, a mãe atrapalhada do protagonista em Esqueceram de Mim (Home Alone, 1990) e sua sequência de 1992;
-
Delia Deetz, personagem excêntrica em Beetlejuice (1988) e reprisada na sequência Beetlejuice Beetlejuice (2024);
-
Várias comédias improvisadas dos diretores Christopher Guest, como Best in Show e A Mighty Wind;
Além de atuar em comédias, ela também teve papéis em filmes dramáticos, fez trabalho de dublagem em animações e participou de séries de sucesso.
Sucesso tardio e reconhecimento
Um dos maiores destaques de sua carreira veio com a série Schitt’s Creek (2015–2020), na qual interpretou Moira Rose, uma personagem excêntrica e cultuada pelo público. Esse papel rendeu à atriz um Prêmio Emmy de Melhor Atriz em Série de Comédia e fez com que ela ganhasse uma nova geração de fãs.
Nos últimos anos, Catherine continuou trabalhando ativamente em produções aclamadas, incluindo a série The Last of Us e The Studio, da Apple TV+, recebendo indicações e elogios por suas performances até o fim da vida.
Vida pessoal
O’Hara era casada com o designer de produção Bo Welch, a quem conheceu nos bastidores de Beetlejuice no final dos anos 1980, e com quem teve dois filhos.
