Ícone do site ContilNet Notícias

Morte de adolescente de 15 anos não foi causada por metanol, confirma Secretaria de Saúde

Por Metrópoles

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) descartou que a causa da morte da adolescente venezuelana Sofia Del Valle Torrealba Ramos, de 15 anos, tenha sido intoxicação por metanol.

Sofia Del Valle Torrealba Ramos, de 15 anos/Foto: Reprodução

Sofia morreu na noite do último sábado (3/1), após consumir bebida alcoólica em uma festa de Ano Novo, em Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo. A Polícia Civil estava investigando se a bebida estava adulterada com metanol.

Segundo o boletim de ocorrência, Sofia Del Valle Torrealba Ramos saiu com uma prima para uma festa na última quinta-feira (1°/1), às 2h. A mãe disse que quando ela retornou, às 9h, estava “agitada”. A mulher perguntou se a menina havia bebido, mas ela negou. A adolescente foi dormir e a mãe saiu para trabalhar.

Quando voltou do trabalho, no dia seguinte, a mãe tentou acordar Sofia, mas ela não reagia. A família levou a adolescente para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foi constatado que ela estava inconsciente.

Em seguida, a menina foi levada para o Hospital Cidade Tiradentes, mas não resistiu. Naquele momento, a guia de encaminhamento apontou intoxicação por metanol como a possível causa da morte.

Ainda de acordo com o registro da ocorrência, a mãe descobriu que Sofia e a prima, junto de alguns meninos, compraram uma garrafa de gin em uma adega no bairro.

Dono de adega preso

Na última segunda-feira (5/1), a Polícia Civil prendeu o dono de uma adega investigada por envolvimento na morte da adolescente.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o proprietário do local foi detido por ligação clandestina de energia elétrica e armazenamento irregular de fogos de artifício. Na adega, foram apreendidas 17 caixas contendo fogos de artifício.

O caso é investigado como morte suspeita no 49° Distrito Policial (DP), de São Mateus.

Metanol em SP

Segundo a Secretaria da Saúde, agora são 564 casos relacionados à intoxicação por metanol descartados, incluindo o da adolescente de 15 anos.

No total, foram confirmados 51 casos, sendo 11 óbitos (quatro homens de 26, 45, 48 e 54 anos residentes da cidade de São Paulo; uma mulher de 30 anos e um homem de 62 anos, de São Bernardo do Campo; dois homens de 23 e 25 anos e uma mulher de 27 anos de Osasco; um homem de 37 anos, de Jundiaí; e um homem de 26 anos, de Sorocaba).

Atualmente, quatro óbitos permanecem sob investigação: um em Guariba, de um paciente de 39 anos, um de São José dos Campos, de 31 anos, e dois de Cajamar, de 29 e 38 anos.

Sair da versão mobile