Mudança no SUS: CPF passa a ser o número principal de identificação dos usuários em todo o país

Mudança anunciada pelo Ministério da Saúde busca acabar com cadastros duplicados e facilitar o acesso aos serviços de saúde em todo o país

O Cartão Nacional de Saúde (CNS) passou a utilizar o CPF como número principal de identificação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir desta sexta-feira, 30 de janeiro. A mudança foi anunciada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e substitui o antigo número do cartão SUS como referência principal nos atendimentos da rede pública.

Mudança anunciada pelo Ministério da Saúde busca acabar com cadastros duplicados e facilitar o acesso aos serviços de saúde em todo o país/Foto: Reprodução

Segundo o ministro, a unificação tem como principal objetivo eliminar problemas históricos do sistema, como a existência de múltiplos números de cartão SUS para a mesma pessoa, além de facilitar o acesso às informações clínicas dos pacientes. “A partir de hoje, o CPF é o número-chave do Sistema Único de Saúde. Acabou aquela história de como descobrir o seu número SUS, de ter três ou quatro números diferentes”, afirmou Padilha.

De acordo com o Ministério da Saúde, quem já possuía o cartão SUS não precisa se preocupar com a mudança. Os dados existentes foram automaticamente vinculados ao CPF, sem necessidade de atualização cadastral por parte do usuário. Com isso, o histórico de atendimentos, exames e procedimentos passa a ficar concentrado em um único registro.

Na prática, ao chegar a uma unidade de saúde, o cidadão passa a informar apenas o CPF para ser identificado no sistema. Os novos cartões do SUS já estão sendo emitidos com o CPF como número principal, reforçando a integração entre as bases de dados da saúde pública.

A medida faz parte do processo de modernização e digitalização do Sistema Único de Saúde, que busca tornar os atendimentos mais ágeis, seguros e eficientes, garantindo maior controle das informações e melhor acompanhamento da trajetória do paciente na rede pública.

PUBLICIDADE