O ator Murilo Benício usou as redes sociais para fazer um alerta sobre a violência contra a população LGBTQIAPN no Brasil, ao relembrar cenas e falas de Santiago Ferette, personagem vilão interpretado por ele na televisão e marcado por atitudes homofóbicas.
Santiago Ferette personagem interpretado por Murilo Benicio/ Foto: Reprodução
No vídeo, o ator associa situações vistas na ficção à realidade enfrentada diariamente por pessoas LGBTQIAPN no país. Entre as mensagens exibidas, uma das frases destaca que “o que você viu na TV acontece a cada uma hora em algum lugar no Brasil”, reforçando a recorrência da violência.
A publicação também apresenta dados alarmantes, como o fato de o Brasil liderar o ranking de países que mais matam pessoas LGBTQIAPN. Segundo as informações divulgadas no vídeo, 49% das vítimas foram agredidas dentro da própria residência e 30% das pessoas atendidas no sistema de saúde por casos de LGBTfobia têm até 19 anos.
Outro ponto ressaltado é o crescimento expressivo da violência contra essa população, que, conforme os dados citados, aumentou mais de 1.000% na última década. Ao final da mensagem, Murilo Benício reforça que a homofobia é crime e destaca a importância de manter o debate ativo.
A publicação repercutiu nas redes sociais e foi elogiada por seguidores, que destacaram a relevância de figuras públicas utilizarem seu alcance para chamar atenção a temas sociais e combater a discriminação.
Veja o vídeo:
