No ano eleitoral, ideologia vira moeda e convicção sai de cena

Ansiedade, oportunismo e alianças marcam o início das articulações rumo ao Governo do Acre

Iniciado o ano eleitoral, os oportunistas começam a ficar ansiosos. A tensão aumenta, quando seus benfeitores temporários não se decidem para que rumo vão, as pesquisas apressadas não dão certeza, e estranhos se aproximam de seu porto seguro, ameaçando-lhes roubar seu lugar.

Iniciado o ano eleitoral, os oportunistas começam a ficar ansiosos/ Foto: Reprodução

O nervosismo é maior para aqueles que já ocupam relevantes cargos no Governo Estadual ou Municipal, da Capital, de primeiro, segundo, terceiro, ou, qualquer escalão.

No caso da candidatura de Mailza Assis a ansiedade de seus seguidores pode chegar a níveis alarmantes, se ela não decolar e sinalizar alguma possibilidade de vitória, até o mês de abril ou maio, pouco antes das convenções partidárias. Com a chave do cofre nas mãos e a liberdade para mudar o secretariado e fazer articulações promissoras – obviamente em troca de cargos e apoios – a cartada final estará dada, não havendo mais o que fazer, a não ser contar com a benção divina.

Neste momento, que é o que acontece em qualquer eleição para o Governo do Estado, nós veremos mais uma vez que a ganância, a gula, a hipocrisia, a malandragem  e até a necessidade alimentar,  subjugam qualquer caráter ideológico do caminho a seguir.

Nós já vimos figuras “pepistas” (PP) desembarcarem no governo do PT, imediatamente após as eleições nas quais apoiavam o seu candidato, sem qualquer cerimônia, assim como já vimos “petistas” buscarem abrigo no governo de direita. Então, tudo é possível e todo o cuidado é pouco, nas escolhas, pelos candidatos, de seus apoiadores.

Acaso a candidatura da atual Vice-Governadora não decole, até o final de maio e início de junho, veremos o movimento “natural” de debandada para qualquer outro candidato ao cargo majoritário? Não! O movimento será para aquele que estará em primeiro lugar nas pesquisas, por mais que a ideologia mais próxima seria a daquele que apareceria em segundo lugar, mas um pouco distante.

Nesta hipótese, de não decolar a candidatura de Mailza Assis, com a consequente revoada para apoio a outra candidatura ao cargo de Governador, o apoio que o candidato ao Senado esperaria, na mesma articulação/composição – excetuado o próprio Governador Gladson Camelli – estará sepultado (no mínimo enfraquecido), porque, neste jogo de oportunismo e apostas, aquele apoiador tende a levar seus votos também para o candidato ao Senado afinado com o futuro Governador.

 

Segue uma Tabela Ideológica, sem qualquer rigor científico, para ser lida como piada, embora, em alguns pontos, sem graça.

Esta tabela ideológica considera os temas recorrentes, colocados por ordem de importância, para uma pessoa poder se posicionar se é de esquerda, centro ou direita, sendo o mais importante a opção sexual e o último a economia, diferentemente dos velhos tempos.

   

ESQUERDA

 

CENTRO

 

DIREITA

 

SEXO

 

 

 

Tudo pode, publicamente.

 

Tudo pode, desde que fique por cima.

 

Tudo pode, desde que ninguém saiba.

 

CASAMENTO

 

 

 

 

Homem com homem, mulher com mulher, e até homem com mulher.

 

Divórcio/Partilha

 

Homem com mulher, mulher com homem.

 

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

 

 

 

 

Censura plena/total, menos na Rede Globo e CNN

 

Liberdade de expressão, com medo do STF

 

Liberdade total de expressão.

 

MOVIMENTO

 

 

 

 

Parada LGBT

 

Todos, desde que haja vantagem política.

 

Corpus Christi/Marcha Para Jesus

 

8 DE JANEIRO

 

 

 

 

Golpe brutal.

 

Não é golpe, mas depende do que disser o STF

 

Simples baderna, se tanto.

 

CORRUPÇÃO

 

 

 

 

 

Corrupção?

 

 

Quem, eu?

 

 

Tolerância zero.

 

AMAZÔNIA

 

 

 

Intocável, para os brasileiros. Livre para os gringos e ONGs

 

Intocável, mas tocável, depende da vantagem

 

É nossa. Motoserra nela, ou, em boa parte dela.

 

SAÚDE

 

 

 

 

Plano de Saúde para mim e SUS para os outros

 

Plano de Saúde para mim e SUS para os outros

 

Plano de Saúde para mim e SUS para os outros

 

EDUCAÇÃO

 

 

 

 

Pública, para os filhos dos outros.

 

Pública, para os filhos dos outros

 

Pública, para os filhos dos outros

 

AGRO

 

 

 

MST

 

É POP

 

É TUDO

 

 

 

 

ENERGIA

 

 

 

Fóssil, como China, Noruega, Alemanha…Margem Equatorial, com revés para limpa

 

Fóssil, limpa, o que vou ganhar com isso?

 

Fóssil, como Estados Unidos…com viés para limpa

 

HAMAS

 

 

 

 

Vítima/Prêmio Nobel da Paz

 

Hamas, capaz, rapaz, Alcatraz…

 

Terroristas, assassinos, satanás.

 

JESUS

 

 

 

Um revolucionário, apenas.

 

Deus, abaixo do pastor.

 

Deus, acima de tudo.

 

 

ECONOMIA

 

 

 

Estado “Impostor”. Ultra tributa quem produz, para manter quem não trabalha e nem estuda, tendo as Bets como circo moderno, e assim se perpetuar no poder. Liberal, com intervenção no social, depois de mim. Liberal, com maior reflexo positivo no social.

 

No final do enquadramento, todos nós somos um pouco de esquerda, de centro ou de direita, de acordo com o público, a oportunidade, as conveniências e a hipocrisia.

PUBLICIDADE