Um vídeo gravado em uma casa de santo no bairro Tancredo Neves, em Rio Branco, colocou o nome do Acre no centro das redes sociais e do debate nacional sobre religiosidade de matriz africana. O protagonista é Germano Marino, pai de santo acreano e ativista das causas LGBT, que viralizou no Instagram ao defender uma prática do candomblé mais humana, moderna e livre de imposições que, segundo ele, já não fazem sentido. O post já ultrapassa 1 milhão de visualizações e chamou a atenção, inclusive, da cantora Anitta.
No vídeo, Germano explica de forma direta e bem-humorada os cuidados com os filhos de santo durante o período de recolhimento e rebate críticas que recebeu por permitir o uso de colher de plástico nas refeições. “Aqui o iaô [filho ou filha de santo recém-iniciado] passa é bem, come do bom e do melhor. Tem preguiça não aqui na Casa de Santo pra fazer qualquer tipo de comida”, afirma.
Postagem chamou a atenção da cantora Anitta. Foto: Reprodução
Ele destaca que a decisão de permitir talheres não tem relação com desrespeito à religião, mas com cuidado e dignidade. “Eu boto colherzinha de plástico pra não pegar com a mão, pra não queimar as pontas dos dedos, pra não ficar desperdiçando comida”, diz.
Além disso, em um outro trecho Germano critica práticas que associa a resquícios de opressão histórica e relembra que “já passou o tempo de escravidão”. “Isso de passar 21 dias comendo com a mão, sem escovar os dentes… isso não existe mais não. A gente já tá na modernidade”, enfatiza, questionando a ideia de que penas mudanças afastariam a espiritualidade. “Tu acha que o orixá vai sair da cabeça de alguém porque a pessoa deixou de comer com a mão, com colherzinha de plástico?”.
O vídeo termina com uma mensagem de afeto aos filhos de santo e uma despedida que virou bordão nas redes: “Agora dá licença que eu vou servir o meu e a dos outros, porque papai ama os filhos de santo. Axé! Pra mim, pra você e pra nós”
Alcance do perfil chegou a mais de 2 milhões de pessoas. Foto: Reprodução
A repercussão foi imediata. O perfil de Germano alcançou mais de 2 milhões de visualizações, e o conteúdo chegou a artistas e influenciadores nacionais. A cantora Anitta interagiu com as publicações, ampliando ainda mais o alcance e colocando o pai de santo entre os mais comentados do país.

