O deputado federal Eduardo Velloso (União Brasil-AC) foi alvo, nesta quinta-feira (29), de uma operação da Polícia Federal que investiga o desvio de R$ 912 mil em recursos públicos oriundos das chamadas emendas Pix. A ação faz parte da Operação Graco, que apura possíveis irregularidades na contratação de uma empresa responsável pela realização de shows financiados com verba pública em Sena Madureira, no interior do Acre.
- Família é flagrada pela PF tentando embarcar com carga milionária de Iphones 17
Ao todo, os agentes cumpriram 14 mandados de busca e apreensão, sendo um na residência do parlamentar, no Acre, e outro em seu apartamento funcional, em Brasília. As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que também autorizou a deflagração da operação, conduzida em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU).
Segundo a Polícia Federal, os eventos investigados ocorreram em setembro de 2024 e teriam sido custeados com recursos repassados à Secretaria Municipal de Cultura de Sena Madureira. As investigações apontam indícios de irregularidades na contratação da empresa responsável pelos shows, com suspeita de direcionamento e uso indevido do dinheiro público.
A PF apura a possível prática dos crimes de associação a organização criminosa, fraude em licitação, corrupção e lavagem de dinheiro. O objetivo da operação é aprofundar a coleta de provas, identificar outros envolvidos e esclarecer o caminho percorrido pelos recursos desviados.
Até o momento, não há informação sobre prisões. O deputado ainda não se manifestou publicamente sobre a operação.
O que são as emendas Pix
As chamadas emendas Pix são recursos enquadrados na modalidade de “transferência especial”, que permite o repasse direto de verbas da União para estados, Distrito Federal e municípios. Nesses casos, não é exigida a celebração de convênios ou instrumentos semelhantes para a liberação do dinheiro.
Essas emendas fazem parte das emendas parlamentares individuais, indicadas por deputados e senadores, e têm pagamento obrigatório pelo governo federal, o que tem ampliado o debate sobre transparência e fiscalização do uso desses recursos.
Leia mais no BacciNotícias:
- PF desarticula organização criminosa acusada de tráfico internacional de mulheres
- Relatório da PF sobre Buzeira cita Deolane Bezerra, Renato Cariani e Pablo Marçal
- Operação da PF prende oito pessoas por fraude em prova de residência médica
O post PF investiga desvios de R$ 912 mil em shows pagos com ‘Emendas Pix’ apareceu primeiro em Bacci Noticias.

