Ícone do site ContilNet Notícias

Polícia descobre esquema de desvio de medicamentos na Fundhacre e prende suspeito

Por Ithamar Souza, ContilNet

Uma operação da Polícia Civil resultou na apreensão de uma grande quantidade de medicamentos e equipamentos hospitalares desviados da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), além da prisão de um homem suspeito de envolvimento no esquema, na manhã desta segunda-feira (5), em Rio Branco.

Suspeito foi preso em flagrante/Foto: ContilNet

A ação foi realizada pela Delegacia Itinerante, após solicitação formal de investigação feita pelo secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal. O trabalho investigativo durou cerca de um ano e tinha como objetivo apurar o desvio de insumos do complexo hospitalar estadual.

O mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma residência localizada no Beco da Glória, no bairro da Pista, região da Sobral. No local, os policiais prenderam em flagrante Eugênio Gonçalves Neves, ex-balconista de farmácia, que, segundo a polícia, era responsável por armazenar e comercializar clandestinamente os materiais furtados.

Foi necessário o uso de um caminhão para transportar os medicamentos/Foto: ContilNet

Durante as buscas, os investigadores encontraram medicamentos e equipamentos hospitalares de alto valor, guardados de forma irregular. Entre os itens apreendidos estavam sondas utilizadas por pacientes com bolsa de colostomia, um hemodializador empregado em tratamentos de hemodiálise, além de medicamentos controlados e remédios destinados ao tratamento de câncer — produtos considerados caros e de difícil acesso na rede pública de saúde.

Muitos desses produtos, além de caros, são considerados de difícil acesso na rede pública de saúde/Foto: ContilNet

Devido ao grande volume de material encontrado, foi necessário o uso de um caminhão para realizar o transporte dos itens apreendidos até um local apropriado, onde passarão por perícia.

Após a prisão, Eugênio Gonçalves Neves foi encaminhado ao Departamento de Investigações Criminais (DEIC) e, posteriormente, será apresentado à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde ficará à disposição da Justiça para os procedimentos legais cabíveis.

Sair da versão mobile