Xapuri vive dias de intensa movimentação com a Festa de São Sebastião, padroeiro do município. A tradicional procissão, que ocorre anualmente no dia 20 de janeiro, deve atrair mais de 15 mil pessoas, segundo informações repassadas nesta quinta-feira (15) pelo secretário Municipal de Cultura e Turismo, Nader Sarkis, ao ContilNet. No ano passado, o público foi de aproximadamente 12 mil pessoas.
As festividades iniciaram ainda no último domingo (11), com a tradicional carreata que, em 2026, começou de um modo diferente: os fieis partiram do bairro da Sibéria – o mais populoso da cidade. “De lá, atravessamos a ponte [da Sibéria], percorremos as principais ruas de Xapuri e finalizamos na Paróquia São Sebastião”, explicou.
Ainda conforme o secretário, desde o domingo (11), os católicos contam com quermesses diárias, bingos e venda de comidas típicas. “E, neste ano, teremos o show católico do Padre Erenildo, de Rio Branco, e um show nacional, com o cantor Wanderley Andrade, que será um dia antes da procissão”, enfatizou. As festividades também contam com uma corrida, marcada para o domingo (18), às 7 horas.
Nader Sarkis explicou ainda que a celebração é resultado de um trabalho conjunto entre a paróquia São Sebastião, a prefeitura e parceiros institucionais, mantendo uma tradição que atravessa gerações. “Esta é a 124ª edição da procissão, que começou com os seringueiros, que tinham no São Sebastião um padroeiro das guerras e das pragas. Eles que começaram com essa devoção e, hoje, seguimos com ela”, disse.
Circuito cultural, economia e valorização local
Paralelamente à programação religiosa, a prefeitura dará início nesta sexta-feira (16) ao Circuito São Sebastião, com cerca de 285 barracas de marreteiros e comerciantes, além de uma área voltada ao artesanato, economia solidária e produtos extrativistas, com apoio do governo do Estado.
Entre os destaques, está a Tenda Bolha, um espaço temático que resgata os primeiros anos da procissão, homenageando àqueles que deram origem à devoção a São Sebastião em Xapuri. “Criamos um ambiente que representa o interior, os seringueiros, os pontos turísticos e os produtos extrativistas. Queremos relembrar essa identidade, que faz parte da nossa história”, destacou o secretário.
São Sebastião era um soldado romano que foi martirizado por professar e não renegar a fé em Cristo Jesus/ Foto: Mídia Ninja AC
Além disso, a programação cultural valoriza artistas locais, com forró, apresentações regionais, esportes, tenda gamer e o Show de Talentos Xapurienses, no domingo (18).
“A cidade está muito mais movimentada. O bairro da Sibéria, que é o maior de Xapuri, agora tem mais facilidade de ir e vir [por conta da ponte da Sibéria]. A gente acredita que o público deste ano vai superar todas as edições anteriores”, disse. “E, no próprio dia 20, teremos três missas: duas pela manhã, e mais uma antes da procissão, marcada para às 15h30”, finalizou Sarkis.
Confira a programação na íntegra
Sexta-feira – 16
* 18h – Abertura oficial do Circuito São Sebastião
* 20h – Abertura da Tenda Gamer
* 21h – Show com Forró Pesado
Sábado – 17
* 7h – Prova de Ciclismo São Sebastião, na Paróquia São Sebastião
* 8h – Abertura da Copa São Sebastião, no Ginásio Poliesportivo
* 20h – Show com Forró do Juvenal, no palco principal
Domingo – 18
* 7h – Corrida Pedestre São Sebastião, com largada na Paróquia São Sebastião
* 8h – Finais da Copa São Sebastião, no Ginásio Poliesportivo
* 20h30 – Show de Talentos Xapurienses, no palco principal
Segunda-feira – 19
* 20h30 – Apresentação da Banda da Polícia Militar, no palco principal
* 23h – Show nacional com Wanderley Andrade, no palco principal
Terça-feira – 20
* 15h – Procissão de São Sebastião
* 21h – Show católico com o Padre Erenildo, após a procissão, no palco principal
