O Acre passou a integrar, a partir desta segunda-feira (26), o Programa Gás do Povo, iniciativa do governo federal voltada a famílias em situação de vulnerabilidade social. Em um primeiro momento, o benefício está disponível na capital, Rio Branco, com previsão de ampliação gradual para outros municípios do estado.
O programa assegura a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha de 13 quilos, reduzindo o impacto do valor do produto no orçamento doméstico. O acesso ao benefício ocorre por meio de revendedoras credenciadas, utilizando aplicativos oficiais, o cartão do Bolsa Família ou o CPF do responsável familiar.
A partir desta segunda-feira (26), famílias da capital começaram a receber o benefício do Programa Gás do Povo para recarga gratuita do botijão de gás/Foto: Divulgação/Gov
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a ação faz parte da expansão nacional do programa, que passou a atender todas as capitais brasileiras nesta etapa. A expectativa do governo é que o Gás do Povo esteja em pleno funcionamento até março de 2026, quando deve alcançar milhões de famílias em todo o país, incluindo o interior acreano.
Além de aliviar as despesas mensais das famílias, o programa também busca reduzir riscos à saúde, ao diminuir o uso de alternativas improvisadas e perigosas para o preparo dos alimentos, como lenha e carvão.
Para ter direito ao benefício, é necessário estar inscrito no Bolsa Família, possuir renda per capita de até meio salário-mínimo, manter o Cadastro Único atualizado e ter o CPF regularizado. As informações sobre liberação e consulta do vale podem ser acessadas pelos canais oficiais do governo federal e da Caixa Econômica Federal.
