Ícone do site ContilNet Notícias

Quinta-feira será quente, abafada e com risco de chuva forte no Acre; veja previsão

Por Anne Nascimento, ContilNet

O calor abafado típico do verão amazônico segue firme no Acre, mas vem acompanhado de um alerta importante. Segundo o pesquisador climático Davi Frile, a previsão para esta quinta-feira (29) indica chuvas pontuais ao longo do dia, que podem ser fortes em algumas regiões, além do risco de elevação rápida dos níveis dos rios, especialmente em Rio Branco e Sena Madureira. As informações estão disponibilizadas no site O Tempo Aqui.

O cenário, segundo Friale, exige atenção redobrada. “Estamos alertando para uma rápida e acentuada subida do nível do rio Acre, que pode ultrapassar 15 metros e até atingir 16 metros nos próximos dias”, afirmou. Em Sena Madureira, o rio Iaco também preocupa: nesta quarta-feira (28), o nível já marcava 13,42 metros, com possibilidade de transbordamento.

Quinta deve ser quente e abafada, mas com pancada de chuvas pontuais /Foto: Reprodução

A situação é reflexo de um janeiro extremamente chuvoso. De acordo com Friale, já choveu mais que o dobro da média histórica em Rio Branco. Na medição da Agência Nacional de Águas, o acumulado chegou a 576,8 milímetros, enquanto a média normal para o mês é de 286,1 mm. “Este já é o segundo mês consecutivo com chuvas muito acima do normal”, destacou.

Para esta quinta (29), a previsão indica tempo quente e abafado em todo o estado, com sol entre nuvens e pancadas de chuva passageiras. No leste e sul do Acre, como nas regiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, as chuvas devem ser pontuais, mas podem ganhar intensidade em áreas isoladas. Já no centro e oeste, incluindo Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a probabilidade de chuva forte é considerada média.

As temperaturas seguem elevadas, com máximas entre 29ºC e 32ºC na maior parte do estado. A umidade do ar permanece alta, especialmente nas primeiras horas do dia, chegando a 100% ao amanhecer em algumas regiões.

Davi Friale também faz um alerta para o médio prazo. “As condições atmosféricas atuais indicam que poderão ocorrer chuvas suficientes para causar cheias alarmantes dos principais rios do Acre em fevereiro ou março. Não é uma previsão, mas uma tendência baseada na análise de padrões históricos”, explicou.

Outro detalhe curioso deste período é que o Acre vive os dias em que o sol se põe mais tarde. Em Rio Branco, até o fim de janeiro, o pôr do sol ocorre por volta das 18h01, algo que só acontece nesta época do ano.

 

Sair da versão mobile