Ícone do site ContilNet Notícias

Ranking nacional de brasileiros deportados em 2025 após endurecimento migratório dos EUA

Por Metrópoles

De acordo com dados do programa de acolhimento para repatriados Aqui é Brasil, coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Minas Gerais lidera o ranking dos estados brasileiros com maior número de deportados em 2025.

Trump/ Foto: Reprodução

Desde a criação do programa, em agosto, ao menos 3.113 pessoas retornaram ao Brasil. Desse total, 52,4% tinham Minas Gerais como destino final. Rondônia e São Paulo aparecem na sequência, em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

O Sudeste concentra quase 80% dos destinos finais dos repatriados.


No 1º ano de Trump 2.0, os EUA dobraram deportações de brasileiros


O Centro-Oeste responde por cerca de 10% dos casos, enquanto Norte e Sul recebem aproximadamente 4% cada. O Nordeste é a região que menos acolhe deportados, sendo destino de apenas 3% do total.

Tipo de estadia

Para 63,17% dos repatriados, a casa de familiares é o primeiro local de estadia no retorno ao país. Outros 29,74% possuem casa própria.

Também aparecem como alternativas a casa de amigos (4,53%), abrigamento público (1,73%) e hotéis (0,53%). Cerca de 0,30% dos deportados não souberam responder onde iam se hospedar ao chegar no Brasil.

Sair da versão mobile