A rápida vazante do Rio Acre, registrada desde a madrugada a última sexta-feira (16), tem mudado o cenário em Brasiléia, no interior do Estado. De acordo com informações do portal O Alto Acre, por conta da descida brusca do manancial, houve desbarrancamentos que levaram à interdição da Rua Marechal Rondon, conhecida popularmente como Rua da Goiaba.

Desbarrancamentos foram causados por rápida vazante. Foto: O Alto Acre
Ainda conforme o portal, a Defesa Civil do município informou que o Rio Acre, em Brasleléia, chegou a atingir 10,30 metros, cerca de 50 centímetros acima da cota de alerta, antes de apresentar uma queda acelerada. Em pouco mais de 24 horas, o nível baixou para menos de 7 metros, movimento considerado atípico e potencialmente perigoso para áreas próximas às margens.
O desbarrancamento na Rua Marechal Rondon ocorreu em dois pontos distintos e, por medida de segurança, a prefeitura bloqueou totalmente o tráfego no local. Na sexta-feira (16), outro trecho da mesma via já havia sido interditado de forma preventiva.
Além da área urbana, a vazante também causou instabilidade abaixo da Ponte José Augusto, no lado de Brasiléia. O local, que faz a ligação com Epitaciolândia e integra o corredor da BR-317, é considerado estratégico por conectar o Acre à rota internacional do Pacífico. O problema foi comunicado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que deve avaliar a situação e adotar as providências necessárias.

Nível do Rio Acre, em Brasiléia, tem baixado rapidamente. Foto: O Alto Acre
O coordenador da Defesa Civil de Brasiléia, major Sandro, informou ao portal que, apesar dos danos estruturais, não houve necessidade de retirada de famílias nem abertura de abrigos até o momento.
