O nível do Rio Acre voltou a subir neste sábado, 31, e ultrapassou novamente a cota de transbordo em Rio Branco. De acordo com a Defesa Civil Municipal, o manancial marcou 15,14 metros na medição das 15h. Ao meio-dia, o nível era de 15,09 metros, o que representa um aumento de cinco centímetros em apenas três horas.
A primeira estimativa aponta que cerca de 5 mil pessoas foram atingidas pela cheia na capital acreana/Foto: Reprodução
Com a elevação, bairros como Ayrton Senna, Base, Seis de Agosto, Cidade Nova, Cadeia Velha, Baixada da Habitasa, Triângulo, Palheiral, Taquari e Aeroporto Velho já registram impactos. A primeira estimativa aponta que cerca de 5 mil pessoas foram atingidas pela cheia na capital acreana.
VEJA MAIS: Rio Acre atinge cota de transbordo pela terceira vez em pouco mais de um mês em Rio Branco
Esta é a terceira vez, em pouco mais de 30 dias, que o Rio Acre atinge a cota de transbordo em Rio Branco. A primeira ocorreu ainda em dezembro de 2025, quando o nível chegou aos 14 metros. A segunda foi registrada no último dia 15 de janeiro, menos de 20 dias depois.
Enquanto o rio segue em elevação, a previsão do tempo indica poucas chances de chuva para os próximos dias. Segundo o pesquisador meteorológico Davi Friale, do site O Tempo Aqui, o fim de semana no Acre deve ser marcado por calor, ventos fortes e predomínio de tempo firme.
De acordo com Friale, esta sexta-feira, 31, e o sábado, 1º, apresentam sol com variação de nuvens e apenas possibilidade de chuvas rápidas e isoladas. A partir de domingo, a atuação de uma massa de ar associada a sistemas de alta pressão no hemisfério norte deve provocar mudanças nas condições do tempo, com tendência de estabilidade entre o fim de janeiro e o início de fevereiro.
