Em meio aos debates sobre preservação ambiental e mudanças climáticas, o Acre ganhou destaque nacional. É que Rio Branco aparece como a 6ª capital brasileira com melhores indicadores de Meio Ambiente, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios, e ocupa ainda a 3ª colocação entre as capitais da Região Norte, ficando atrás apenas de Manaus (AM) e Palmas (TO). Os dados foram divulgados ainda nesta sexta-feira (30) pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP).

Foto: Reprodução
O levantamento avalia a capacidade dos municípios de garantir o uso sustentável dos recursos naturais e preservar o equilíbrio ambiental. No recorte específico das capitais, Rio Branco supera grandes centros urbanos do país e deixa para trás cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza.
O pilar de Meio Ambiente do ranking leva em conta cinco indicadores considerados estratégicos: emissões de gases de efeito estufa, cobertura de floresta natural, desmatamento ilegal, velocidade do desmatamento ilegal e áreas recuperadas. Juntos, eles medem não apenas a situação atual, mas também a capacidade de preservação para as próximas gerações.

Rio Branco é a terceira capital da Região Norte co mos melhores indicadores. Foto: Reprodução/CLP
Com peso de 5,9% na composição geral do Ranking de Competitividade dos Municípios, o indicador ambiental reforça que proteger florestas, controlar emissões e recuperar áreas degradadas são fatores diretamente ligados ao desenvolvimento sustentável.
Os dados fazem parte de uma pesquisa técnica desenvolvida pela Gove Digital e estão disponíveis na nova plataforma do Ranking de Competitividade dos Municípios.
