A Prefeitura de Rio Branco está com inscrições abertas para quem deseja vencer o vício do cigarro por meio de um grupo de apoio gratuito.
Os interessados devem comparecer à Unidade de Saúde da Família (USF) Maria Verônica, situada no bairro Preventório, até a próxima quarta-feira, dia 14 de janeiro. O local, além de centralizar as matrículas, será o ponto de encontro para as atividades, que têm início agendado para o dia 15.
A iniciativa integra as políticas públicas municipais de combate ao tabagismo e promoção do bem-estar, oferecendo um acompanhamento completo por uma equipe de diversos profissionais de saúde. O processo terapêutico começa com uma análise detalhada do nível de dependência de cada paciente, seguida por orientações clínicas e o desenvolvimento de táticas para enfrentar o desejo de fumar. Quando há necessidade médica, o Sistema Único de Saúde (SUS) fornece suporte farmacológico, incluindo gomas e adesivos de nicotina, para auxiliar no tratamento.
Um dos diferenciais do programa é a sua metodologia baseada no suporte coletivo. A troca de vivências entre os participantes e o acolhimento emocional são priorizados como ferramentas essenciais para manter o foco e a persistência durante as etapas do abandono do tabaco. Esse modelo de ajuda mútua visa não apenas o sucesso imediato, mas a continuidade dos resultados ao longo do tempo.
O impacto positivo dessa rede de apoio é confirmado pelos dados de 2025, ano em que a capital formou 21 grupos semelhantes em postos de saúde espalhados pela cidade. Ao todo, mais de 500 pessoas foram atendidas e, apesar das dificuldades inerentes ao tratamento, 62% dos pacientes conseguiram atingir resultados favoráveis.
