De acordo com dados repassados pela Defesa Civil de Sena Madureira, o Rio Iaco recuou 20 centímetros, e amanheceu medindo nesta quarta-feira (14), 12,15m. Apesar da vazante, o órgão mantém cautela e segue monitorando a situação de perto.
A principal recomendação segue sendo para que os ribeirinhos naveguem pelo manancial com os devidos cuidados | Foto: ContilNet
Segundo a Defesa Civil, no momento a situação está controlada, tendo em vista que a cota de alerta é de 14 metros, e a de transbordamento é de 15,20. Historicamente, as famílias só começam a ser afetadas no município, quando o nível do rio ultrapassa a cota de transbordo.
A principal recomendação segue sendo para que os ribeirinhos naveguem pelo manancial com os devidos cuidados. Sempre utilizando coletes salva-vidas, e evitando transportar cargas além da capacidade de suas embarcações.
As medidas são necessárias para evitar acidentes fluviais e possíveis tragédias, devido a forte correnteza e o acúmulo de balseiros, que são comuns nos rios da região amazônica, no período do inverno.
