Ícone do site ContilNet Notícias

Tempo instável com chuvas fortes marca a sexta-feira em todo o Acre, aponta Davi Friale

Por Redação, ContilNet

A sexta-feira (23) será de tempo instável em todo o Acre, com elevada umidade do ar e ocorrência de chuvas a qualquer hora do dia. A previsão é do meteorologista Davi Friale, que alerta para pancadas pontuais que podem ser intensas em algumas áreas, com risco de transtornos à população.

Chuvas fortes poderão marcar a sexta-feira/ Foto: ContilNet

De acordo com Friale, as condições atmosféricas favorecem volumes elevados de chuva não apenas no Acre, mas também em áreas do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de regiões da Bolívia e do Peru.

No leste e sul do estado, que incluem as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo segue instável, com períodos de sol entre muitas nuvens e chuvas pontuais ao longo do dia. Há alta probabilidade de precipitações fortes. A umidade relativa do ar varia entre 65% e 75% durante a tarde e pode atingir entre 90% e 100% nas primeiras horas da manhã. Os ventos sopram fracos, predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste.

No centro e oeste do Acre, abrangendo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante. O dia será de sol intercalado por muitas nuvens e chuvas passageiras, que também podem ocorrer com forte intensidade em pontos isolados. A umidade mínima fica entre 65% e 75%, enquanto a máxima alcança até 100% ao amanhecer.

As temperaturas permanecem elevadas em todo o estado. Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, os termômetros variam entre 20°C e 22°C nas mínimas, com máximas entre 26°C e 28°C. Já em municípios como Tarauacá e Feijó, as máximas podem chegar a 31°C. No Vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as temperaturas oscilam entre 22°C e 24°C pela manhã e até 30°C à tarde.

A orientação é para que a população fique atenta às condições do tempo, especialmente em áreas mais suscetíveis a alagamentos e outros transtornos causados por chuvas intensas.

Sair da versão mobile