Ícone do site ContilNet Notícias

TJAC cria grupo para implantar Justiça Restaurativa no sistema prisional

Por Anne Nascimento, ContilNet

Buscar caminhos mais humanos para enfrentar conflitos dentro do sistema prisional. Com esse objetivo, o Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) publicou, nesta sexta-feira (16), no Diário da Justiça, uma portaria que institui um grupo de trabalho responsável por estudar a implantação da Justiça Restaurativa nas unidades prisionais do estado. A medida passa a valer a partir da data de sua publicação.

A proposta aposta em um modelo que vai além da punição tradicional. Isso porque a Justiça Restaurativa é uma abordagem que prioriza o diálogo e a reparação de danos, reunindo vítimas, ofensores e comunidade em processos mediados, com foco na responsabilização consciente, na reconstrução de relações e na prevenção de novos conflitos.

O grupo de trabalho terá como missão avaliar a aplicação dessas práticas especialmente em casos de faltas disciplinares de natureza leve e média/Foto: Reprodução

No contexto prisional, o grupo de trabalho terá como missão avaliar a aplicação dessas práticas especialmente em casos de faltas disciplinares de natureza leve e média, criando alternativas que favoreçam a escuta, a mediação e a resolução pacífica de conflitos.

A Política Pública Nacional de Justiça Restaurativa está delineada na Resolução CNJ n. 225/2016 e tem por objetivo a consolidação da identidade e da qualidade da Justiça Restaurativa, conforme seus fundamentos e finalidades transformadoras. A normativa visa assegurar que a prática não seja desvirtuada ou banalizada, sendo implementada com integridade e compromisso institucional.

Sair da versão mobile