Ícone do site ContilNet Notícias

Turista argentina tem passaporte apreendido após ofensa racial contra brasileiro

Por Redação ContiNet

Uma discussão por causa do valor de uma conta terminou em acusações de injúria racial e medidas judiciais contra uma turista argentina em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A mulher, que é advogada, teve o passaporte apreendido e passou a usar tornozeleira eletrônica após decisão da Justiça, enquanto o caso segue sob investigação da Polícia Civil.

O episódio ocorreu na noite da última quarta-feira (14). Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ), a turista se desentendeu com o gerente de um bar ao questionar a cobrança. Para esclarecer a situação, o funcionário informou que iria verificar as imagens das câmeras de segurança e pediu que ela aguardasse no local.

Além dos xingamentos verbais, a suspeita também teria feito gestos e sons imitando um macaco | Foto: Reprodução

Ainda de acordo com a polícia, foi nesse momento que a mulher passou a ofender o gerente com xingamentos de cunho racial, apontando o dedo e utilizando o termo “negro” de forma pejorativa e discriminatória. A vítima passou a gravar as ofensas com o celular.

Além dos xingamentos verbais, a suspeita também teria feito gestos e sons imitando um macaco, comportamento registrado em vídeo, segundo o relato policial. As imagens não foram divulgadas.

O gerente compareceu à 11ª Delegacia de Polícia (Rocinha), onde formalizou a denúncia. A partir do registro da ocorrência, agentes da PCERJ iniciaram diligências para localizar a turista.

Durante as investigações, a Polícia Civil solicitou à Justiça a retenção do passaporte e a aplicação de monitoramento eletrônico, medidas que foram autorizadas. Na manhã deste sábado (17), a turista compareceu à delegacia para prestar depoimento, ocasião em que as determinações judiciais foram cumpridas.

O caso segue em apuração para esclarecer todas as circunstâncias do episódio e eventual responsabilização criminal da investigada.

Com informações do Metrópoles

Sair da versão mobile