Venezuela denuncia guerra colonial e interesse dos EUA em petrĂłleo

Por AgĂȘncia Brasil 03/01/2026 Ă s 13:04


Logo AgĂȘncia Brasil

O governo da Venezuela repudiou e denunciou, perante a comunidade internacional, a “gravĂ­ssima agressĂŁo militar perpetrada pelos Estados Unidos” contra o territĂłrio e a população venezuelanos, em comunicado oficial, neste sĂĄbado (3). O paĂ­s afirma que essa Ă© uma tentativa de impor uma guerra colonial e que o objetivo Ă© se apoderar do petrĂłleo e minerais venezuelanos.Venezuela denuncia guerra colonial e interesse dos EUA em petrĂłleoVenezuela denuncia guerra colonial e interesse dos EUA em petrĂłleo

“Este ato constitui uma violação flagrante da Carta das NaçÔes Unidas, especialmente de seus artigos 1 e 2, que consagram o respeito Ă  soberania, à igualdade jurĂ­dica dos Estados e à proibição do uso da força. Tal agressĂŁo ameaça a paz e a estabilidade internacional, concretamente da AmĂ©rica Latina e do Caribe, e coloca em grave risco a vida de milhĂ”es de pessoas”, diz o comunicado.

NotĂ­cias relacionadas:

Segundo as autoridades do paĂ­s, foram atingidas localidades civis e militares da cidade de Caracas, capital da RepĂșblica, e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira. A diplomacia venezuelana, diz o texto, apresentarĂĄ as denĂșncias ao Conselho de Segurança das NaçÔes Unidas, ao secretĂĄrio-geral da ONU, AntĂłnio Guterres, Ă  Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e ao Movimento dos PaĂ­ses nĂŁo Alinhados (MNOAL), exigindo a condenação e a prestação de contas do governo dos Estados Unidos.

A Venezuela informou ainda que, em conformidade com o Artigo 51 da Carta das NaçÔes Unidas, se reserva o direito de exercer a legĂ­tima defesa para proteger seu povo, seu territĂłrio e sua independĂȘncia.

Há ainda uma convocação para a população. “O Governo Bolivariano convoca todas as forças sociais e políticas do país a ativar os planos de mobilização e repudiar este ataque imperialista. O povo da Venezuela e sua Força Armada Nacional Bolivariana, em perfeita fusão popular-militar-policial, estão mobilizados para garantir a soberania e a paz.”

Soberania e petrĂłleo

De acordo com o governo, o objetivo deste ataque Ă© apoderar-se dos recursos estratĂ©gicos da Venezuela, em particular do seu petrĂłleo e minerais, tentando quebrar com o uso da força a independĂȘncia polĂ­tica da nação. “NĂŁo conseguirĂŁo. ApĂłs mais de duzentos anos de independĂȘncia, o povo e o seu governo legĂ­timo mantĂȘm-se firmes na defesa da soberania e do direito inalienĂĄvel de decidir o seu destino”, acrescentou.

“A tentativa de impor uma guerra colonial para destruir a forma republicana de governo e forçar uma ‘mudança de regime’, em aliança com a oligarquia fascista, fracassará como todas as tentativas anteriores”, diz o governo.

O comunicado menciona ainda que, desde 1811, a Venezuela tem enfrentado e derrotado impĂ©rios. “Quando, em 1902, potĂȘncias estrangeiras bombardearam nossas costas, o presidente Cipriano Castro proclamou: ‘A planta insolente do estrangeiro profanou o solo sagrado da pĂĄtria’. Hoje, com a moral de BolĂ­var, Miranda e nossos libertadores, o povo venezuelano se levanta novamente para defender sua independĂȘncia diante da agressĂŁo imperial.”

O documento termina com uma citação do ex-presidente venezuelano Hugo ChĂĄvez: “Diante de qualquer circunstĂąncia de novas dificuldades, sejam elas quais forem, a resposta de todos e todas as patriotas… Ă© unidade, luta, batalha e vitĂłria”.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.