Pela primeira vez desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022, soldados russos foram filmados se rendendo a um equipamento militar automatizado do lado inimigo. O episódio ocorreu na região de Zaporizhzhia, uma das áreas mais disputadas do conflito, e envolveu a entrega de três combatentes russos a um drone terrestre ucraniano armado.
- Relógio do Apocalipse avança e deixa o mundo mais perto da destruição; entenda
As imagens mostram os soldados se aproximando do robô TW-7.62, controlado remotamente por operadores ucranianos. Um dos militares aparece ferido e com marcas de sangue no momento da rendição. A operação foi conduzida sem a presença de soldados ucranianos em terra, o que evitou riscos diretos às tropas durante a abordagem.
“Sem risco para nossos soldados, a missão foi realizada remotamente. O fundo de trocas (de soldados feitos prisioneiros dos dois lados) foi reabastecido. É assim que a guerra moderna se parece. Robôs estão na linha de frente. As pessoas estão seguras”, dizia a legenda do vídeo.
Soldados russos se rendem
A gravação termina antes que sejam mostradas as instruções dadas aos soldados russos após a rendição.
Em aproximadamente quatro anos de conflito, a Guerra da Ucrânia se aproximou de 2 milhões de combatentes entre mortos, feridos ou desaparecidos, o maior número desde a Segunda Guerra Mundial.
Leia mais no BacciNotícias:
- Saiba os territórios que os EUA já compraram ao longo da história
- Suástica em carro: idoso é preso por fazer apologia ao nazismo em SC
- Zelensky anuncia 1ª reunião entre Ucrânia, Rússia e EUA para negociações de paz
O post Vídeo: soldados russos se rendem para robô militar ucraniano apareceu primeiro em Bacci Noticias.
