Ícone do site ContilNet Notícias

Acre adere a convênio do ICMS e entra em novo acordo fiscal aprovado pelo Confaz

Por Anne Nascimento, ContilNet

O Acre passa a integrar mudanças nas regras do ICMS após ratificação de novos convênios pelo Confaz, segundo o Diário da União.

Na prática, o Estado do Acre passa a fazer parte de alterações no Convênio ICMS nº 63/2013, que trata de benefícios fiscais voltados ao setor cafeeiro originalmente concedidos ao Amapá. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Acre está entre os estados que passam a integrar mudanças recentes nas regras do ICMS após a ratificação de novos convênios pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). A adesão foi confirmada por meio do Convênio ICMS 16/26, publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (19).

Na prática, o Estado do Acre passa a fazer parte de alterações no Convênio ICMS nº 63/2013, que trata de benefícios fiscais voltados ao setor cafeeiro originalmente concedidos ao Amapá. A medida insere o Acre no acordo, permitindo que o estado adote as mesmas regras previstas no convênio.

VEJA TAMBÉM: Acre mantém cobrança de ICMS sobre celulares após convênio nacional

Além da adesão acreana, o Confaz ratificou uma série de outros convênios que envolvem redução de base de cálculo, isenções e prorrogações de benefícios fiscais em diferentes setores, como equipamentos industriais, implementos agrícolas, preservativos, cobre, areia e operações com café.

As decisões foram aprovadas na 418ª Reunião Extraordinária do Confaz e oficializadas por ato declaratório assinado pelo secretário-executivo do colegiado. Também foi publicada alteração no Ato COTEPE/ICMS nº 36/2021, atualizando a lista de contribuintes credenciados a usufruir de regime especial previsto em convênio nacional.

 

Sair da versão mobile