Acre deve receber mais de 400 detectores de metal para reforçar segurança em presídios

A aquisição se refere a 60% da demanda apresentada pelas unidades da federal em um levantamento

Acre vai receber mais de 300 detectores de metal
Acre vai receber mais de 300 detectores de metal/Foto: Reprodução / IECO

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vai comprar 4.663 detectores de metal para presídios dos 26 estados e do Distrito Federal. O Acre, que está no grupo que recebe o primeiro lote, receberá 293 detectores manuais e 91 portais.

A aquisição se refere a 60% da demanda apresentada pelas unidades da federal em um levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). De acordo com o ministério, a compra foi dividida em duas licitações: a primeira prevê a entrega de 3.471 detectores portáteis, já a segunda estabelece o envio de 1.192 portais.

LEIA MAIS: Acre conquista 2º lugar no Norte em Segurança Pública no Ranking de Competitividade 2025

De acordo com o Metrópoles, a Senappen informou que a distribuição prioriza critérios como necessidade, grau de segurança das unidades e riscos associados à falta de equipamentos. 

Os estados foram organizados em quatro lotes. No primeiro grupo ficaram Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e a Penitenciária Federal de Porto Velho, que receberão 293 detectores manuais e 91 portais.

O segundo lote reúne Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e a Penitenciária Federal de Mossoró, com 642 equipamentos manuais e 311 portais.

O terceiro lote inclui Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e as penitenciárias federais de Brasília e Campo Grande, com 328 detectores manuais e 178 portais.

No quarto grupo estão Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e a Penitenciária Federal de Catanduvas, que receberão 2.208 equipamentos portáteis e 612 do tipo portal.

PUBLICIDADE