Ícone do site ContilNet Notícias

Acre deve receber mais de 400 detectores de metal para reforçar segurança em presídios

Por Maria Fernanda Arival, ContilNet

Acre vai receber mais de 300 detectores de metal

Acre vai receber mais de 300 detectores de metal/Foto: Reprodução / IECO

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vai comprar 4.663 detectores de metal para presídios dos 26 estados e do Distrito Federal. O Acre, que está no grupo que recebe o primeiro lote, receberá 293 detectores manuais e 91 portais.

A aquisição se refere a 60% da demanda apresentada pelas unidades da federal em um levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). De acordo com o ministério, a compra foi dividida em duas licitações: a primeira prevê a entrega de 3.471 detectores portáteis, já a segunda estabelece o envio de 1.192 portais.

LEIA MAIS: Acre conquista 2º lugar no Norte em Segurança Pública no Ranking de Competitividade 2025

De acordo com o Metrópoles, a Senappen informou que a distribuição prioriza critérios como necessidade, grau de segurança das unidades e riscos associados à falta de equipamentos. 

Os estados foram organizados em quatro lotes. No primeiro grupo ficaram Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e a Penitenciária Federal de Porto Velho, que receberão 293 detectores manuais e 91 portais.

O segundo lote reúne Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e a Penitenciária Federal de Mossoró, com 642 equipamentos manuais e 311 portais.

O terceiro lote inclui Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e as penitenciárias federais de Brasília e Campo Grande, com 328 detectores manuais e 178 portais.

No quarto grupo estão Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e a Penitenciária Federal de Catanduvas, que receberão 2.208 equipamentos portáteis e 612 do tipo portal.

Sair da versão mobile