Ícone do site ContilNet Notícias

Acre deve registrar mais de mil novos casos de câncer até 2028, diz levantamento do Inca

Por Maria Fernanda Arival, ContilNet

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), na última quarta-feira (4), apontam que o Acre deve contabilizar 1.170 novos casos de câncer entre 2026 e 2028, segundo a mais recente estimativa.

A previsão confirma que o câncer vem se consolidando como uma das principais causas de adoecimento e morte no Brasil, aproximando-se de doenças cardiovasculares. Os números refletem o envelhecimento da população, desigualdades regionais e desafios persistentes no acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento.

Entre as mulheres, o câncer de mama ainda é a maior taxa de incidência/Foto: Reprodução

As estimativas para o ano de 2026 das taxas brutas e ajustadas de incidência por 100 mil habitantes e do número de casos novos de câncer, segundo sexo e localização primária, apontam que, entre as mulheres, o câncer de mama é o que possui maior taxa de incidência, com 23,98. Já entre os homens, a maior taxa é do câncer de próstata, com 24,92.

VEJA TAMBÉM: Instituto estima até 2,34 milhões de novos casos de câncer até 2028

Entre os homens, os cinco tipos de câncer mais incidentes são os de próstata, cólon e reto, pulmão, estômago e cavidade oral, respectivamente. Entre as mulheres, em ordem de incidência, predominam os cânceres de mama, cólon e reto, colo do útero, pulmão e tireoide.

No câncer de cólon e reto, para homens as taxas ajustadas são de 8,44, já as mulheres são de 6,85. O câncer de traqueia, brônquio e pulmão as taxas são de 9,77 em homens e 12,30 em mulheres; câncer de estômago apresenta 9,20 em homens e 3,50 em mulheres; colo do útero com incidência de 19,63; glândula tireoide com taxa de 3,26 em homens e 7,49 em mulheres; cavidade oral com taxa de 6,58 em homens e 1,23 em mulheres; já o câncer de linfoma não Hodgkin apresenta taxa de 2,17 em homens e 1,95 em mulheres; leucemias apresentam projeção de taxa de 6,07 em homens e 3,65 em mulheres.

Instituto estima até 2,34 milhões de novos casos de câncer até 2028/Foto: Reprodução

O câncer de Sistema Nervoso Central apresenta projeção de taxa de 3,37 em homens e 3,40 em mulheres; o câncer de bexiga tem taxa de 2,43 em homens e 2,30 em mulheres; o câncer de esôfago tem projeção de 4,45 em homens e menor incidência entre mulheres, com 0,93. O câncer de pâncreas apresenta taxa de 2,30 em homens e 1,92 em mulheres; o câncer de fígado tem índice mais alto em homens, com 8,97, e 2,46 em mulheres.

Pele melanoma apresenta projeção de 1,53 em homens e 0,38 em mulheres; o câncer de corpo do útero tem taxa de incidência em 2,55 das mulheres, assim como o câncer de ovário, com taxa de 3,25. O câncer de laringe tem a taxa mais alta em homens, com 3,58, enquanto mulheres têm 0,97 de incidência. Já o câncer linfoma de Hodgkin tem taxa mais alta em mulheres, com 1,43, do que em homens, com 0,96.

Sair da versão mobile