O Acre pode estar em uma área sensível a terremotos devido ao movimento e ao derretimento de placas tectônicas no interior da Terra. O alerta foi feito pelo geofísico Sérgio Sacani durante participação em um podcast, cujo trecho foi publicado em seu perfil no TikTok, “Diário de um Cientista”, onde já soma milhares de visualizações.
Segundo Sacani, o fenômeno está ligado à dinâmica global das placas tectônicas, especialmente à separação que ocorre no meio do oceano Atlântico, na chamada dorsal mesoatlântica. Ele explicou que, nesse ponto, as placas sul-americana e africana se afastam lentamente, cerca de três centímetros por ano, criando fissuras, atividade hidrotermal e formação de pequenos vulcões submarinos.
O geofísico destacou que, enquanto no Atlântico ocorre o afastamento das placas, na região dos Andes o movimento é o oposto. Ali, uma placa tectônica mergulha sob a outra, processo conhecido como subducção, responsável pela formação da cordilheira e por intensa atividade sísmica.
VEJA MAIS: Terremoto é registrado em cidade do Acre e no Peru nesta segunda-feira
De acordo com Sacani, é nesse contexto que o Acre aparece como área potencialmente afetada.
“Quando essa placa vai entrando, a rocha vai derretendo. Quando essa rocha derrete, acontece terremoto onde? No Acre. Se você pegar o Acre e descer uma linha reta, olhando de lado, é bem o ponto onde a placa derrete”, afirmou.
Formação e experiência
Sacani é graduado em geofísica pela Universidade de São Paulo, possui mestrado em engenharia de petróleo e doutorado em geociências pela Universidade Estadual de Campinas. Ele acumulou mais de duas décadas de atuação em grandes empresas do setor de petróleo e segue trabalhando como pesquisador.
Apesar do alerta, o especialista não indicou previsão de tremores imediatos, mas destacou que a posição geológica do Acre o coloca dentro de uma área associada a processos profundos do interior do planeta, ligados à dinâmica das placas tectônicas.

