Ícone do site ContilNet Notícias

Acre recebe comitiva chinesa para discutir instalação de indústrias na ZPE

Por Maria Fernanda Arival, ContilNet

Encontro se deu na sede da Casa Civil, na tarde desta quarta-feira, em Rio Branco

Encontro se deu na sede da Casa Civil, na tarde desta quarta-feira, em Rio Branco/Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Com foco na ampliação das exportações, o Governo do Acre recebeu uma comitiva chinesa para discutir a instalação de indústrias na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), na última quarta-feira (11).

O secretário da Casa Civil, Jonathan Donadoni, enfatizou que desde o início, a gestão do governador Gladson Camelí tem impulsionado a ZPE e ampliado as exportações, além de fortalecer o diálogo internacional. Segundo Donadoni, o Acre vive um “momento de ouro”.

“Estamos em um momento propício para a exportação. O fato é que se abriu um leque muito maior de opções. Estamos vivendo um momento de ouro. O mundo está se reinventando nessa área das relações comerciais, e o Acre aparece como uma região estratégica para que essa consolidação possa acontecer”, disse.

O diretor executivo da ES Consultoria e integrante da comitiva chinesa, Henrique Kao, afirmou que o Estado possui a melhor ZPE do Brasil. De acordo com ele, a visita in loco e a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho garantem maior confiança às empresas interessadas em investir no Acre.

“Vocês têm um caminho para o Peru e para a Bolívia. A ZPE acreana pode oferecer uma ferramenta para que empresas chinesas se instalem aqui, com vantagens de incentivos fiscais e muito mais segurança. Exportar para esses dois países, a partir daqui, é fácil e rápido”, explicou.

Além de integrar a reunião, os empresários também visitaram a ZPE/Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

A vinda dos empresários internacionais representa um impacto positivo na economia do estado. Para o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, o estado tem ganhado projeção internacional por sua posição geográfica estratégica.

A reunião contou com a participação de representantes das secretarias de Estado de Planejamento (Seplan) e de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), além da Agência de Negócios do Acre (Anac), da Federação das Indústrias (Fieac) e da Administração da Zona de Processamento de Exportação (AZPE).

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Sair da versão mobile