Em conversa com a equipe do ContilNet, o meteorologista Davi Friale informou que os primeiros dias de fevereiro devem ser de pouca chuva no Acre, com tempo mais seco, calor durante o dia e noites amenas. A condição foge do padrão histórico do mês, que costuma ser um dos mais chuvosos do ano no estado.
Período será marcado por calor durante o dia, noites mais agradáveis e tendência de estabilização do Rio Acre/Foto: ContilNet
Segundo Friale, o cenário é provocado por frentes de frio intenso no Hemisfério Norte, atingindo regiões como Europa, Ásia e Estados Unidos. Essas massas de ar geram altas pressões atmosféricas que empurram ventos em direção à América do Sul, influenciando diretamente o clima no Acre e favorecendo um período mais estável e agradável.
O meteorologista explicou ainda que, apesar de o Rio Acre permanecer acima dos 15 metros, o nível elevado é consequência das chuvas intensas registradas anteriormente. Com a redução das precipitações, a tendência agora é de estabilização e início de vazante do manancial.
Friale destacou que, neste período, apenas o Acre e parte do Amazonas, especialmente o sul e o oeste do estado vizinho, apresentam esse privilégio climático de tempo mais limpo em pleno auge da estação chuvosa. A previsão indica que, ao menos pelos próximos três dias, o Acre seguirá com chuvas escassas e condições mais favoráveis.
