Ícone do site ContilNet Notícias

Acreana de 14 anos aprovada na USP ganha repercussão nacional após acumular 23 aprovações

Por Redação ContilNet

Acreana de 14 anos aprovada na USP ganha repercussão nacional

Acreana de 14 anos aprovada na USP ganha repercussão nacional/Foto: Reprodução

A história da acreana Ana Joyce do Carmo Gomes, de apenas 14 anos, ganhou repercussão nacional após ser destaque na editoria Vida & Estilo do portal Metrópoles. A jovem foi aprovada recentemente no curso de Gerontologia da Universidade de São Paulo (USP) e já soma 23 aprovações em instituições públicas e privadas de todo o país.

Natural do Acre, Ana Joyce é considerada superdotada e já participava do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) desde a infância. Segundo a mãe, Vânia do Carmo Nery, a filha sempre demonstrou facilidade para os estudos e conciliava atividades acadêmicas com aulas de música.

Ainda no ensino fundamental, a estudante reduziu o foco na música para se dedicar ao vestibular. Aos 12 anos, chegou a realizar provas como teste, incluindo o vestibular on-line de Medicina da Uninorte. Na redação, obteve nota 9, além de bom desempenho nas demais áreas.

VEJA TAMBÉM: Aos 14 anos, adolescente acreana soma 23 aprovações em universidades após passar em mais nove cursos

Com o avanço no processo de aceleração escolar, Ana também prestou vestibular de música na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e participou de outros processos seletivos. Ao longo do período, jornais começaram a noticiar suas conquistas acadêmicas e o fato de ela tocar mais de 10 instrumentos musicais.

Em meio à repercussão inicial, houve até correção pública sobre informações divulgadas, esclarecendo que o número elevado não era de vestibulares, mas de instrumentos que ela sabia tocar. Mesmo assim, a trajetória chamou atenção e motivou novas inscrições em universidades.

Segundo a mãe, somente neste ano, novas inscrições resultaram em 23 aprovações, incluindo a da USP. O desempenho excepcional da jovem acreana passou a circular em veículos nacionais e nas redes sociais, projetando o nome de Ana Joyce para além das fronteiras do estado.

Sair da versão mobile