A história da acreana Ana Joyce do Carmo Gomes, de apenas 14 anos, ganhou repercussão nacional após ser destaque na editoria Vida & Estilo do portal Metrópoles. A jovem foi aprovada recentemente no curso de Gerontologia da Universidade de São Paulo (USP) e já soma 23 aprovações em instituições públicas e privadas de todo o país.
Natural do Acre, Ana Joyce é considerada superdotada e já participava do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) desde a infância. Segundo a mãe, Vânia do Carmo Nery, a filha sempre demonstrou facilidade para os estudos e conciliava atividades acadêmicas com aulas de música.
Ainda no ensino fundamental, a estudante reduziu o foco na música para se dedicar ao vestibular. Aos 12 anos, chegou a realizar provas como teste, incluindo o vestibular on-line de Medicina da Uninorte. Na redação, obteve nota 9, além de bom desempenho nas demais áreas.
VEJA TAMBÉM: Aos 14 anos, adolescente acreana soma 23 aprovações em universidades após passar em mais nove cursos
Com o avanço no processo de aceleração escolar, Ana também prestou vestibular de música na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e participou de outros processos seletivos. Ao longo do período, jornais começaram a noticiar suas conquistas acadêmicas e o fato de ela tocar mais de 10 instrumentos musicais.
Em meio à repercussão inicial, houve até correção pública sobre informações divulgadas, esclarecendo que o número elevado não era de vestibulares, mas de instrumentos que ela sabia tocar. Mesmo assim, a trajetória chamou atenção e motivou novas inscrições em universidades.
Segundo a mãe, somente neste ano, novas inscrições resultaram em 23 aprovações, incluindo a da USP. O desempenho excepcional da jovem acreana passou a circular em veículos nacionais e nas redes sociais, projetando o nome de Ana Joyce para além das fronteiras do estado.

