Ícone do site ContilNet Notícias

Apesar de vazante, Defesa Civil alerta para risco de nova elevação do Rio Acre em fevereiro

Por Anne Nascimento, ContilNet

Mostrar o nível do RIo Acre

Rio Acre/ Foto: Alefson Domingos/Secom

rO nível do rio apresenta tendência de vazante, com possibilidade de sair da cota de transbordamento nos próximos dias. No entanto, o cenário ainda exige cautela, já que fevereiro segue com previsão de chuvas intensas, inclusive nas cabeceiras, o que pode provocar uma nova elevação do volume de água. O alerta foi feito pelo tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador municipal da Defesa Civil, ainda na tarde desta segunda-feira (2), quando o manancial marcava 15,44 metros.

“Nós estamos na expectativa de vazante em relação ao rio. Só que estamos no mês de fevereiro, com mais previsão de chuva para os próximos dias, inclusive nas cabeceiras”, explicou Falcão. Segundo ele, esse comportamento instável é típico do período chuvoso e já foi observado anteriormente.

A Defesa Civil trabalha com a expectativa de que, no curto prazo, o rio possa sair da cota de transbordamento | Foto: ContilNet

O coordenador lembrou que, antes da metade do mês, o rio chegou a apresentar recuo no nível, mas voltou a subir logo em seguida. “Esse cenário de vazante pode ser momentâneo. Já aconteceu de o rio baixar e, depois, voltar a transbordar”, alertou.

Apesar disso, a Defesa Civil trabalha com a expectativa de que, no curto prazo, o rio possa sair da cota de transbordamento. “Para o momento agora, a expectativa é de vazante e que ele possa sair da cota de transbordamento nos próximos dias”, afirmou.

Falcão destacou, porém, que o comportamento do rio dependerá diretamente das chuvas e que o acompanhamento seguirá sendo feito dia a dia. “Temos que aguardar e monitorar diariamente para ver o que realmente vai acontecer”, concluiu.

Sair da versão mobile