Acontece nesta quarta-feira de Cinzas (18) a apuração do Carnaval do Rio de Janeiro, quando será conhecida a campeã do Grupo Especial. A leitura das notas começa às 16h e definirá não apenas o título, mas também as seis escolas que garantem vaga no tradicional desfile das campeãs, marcado para sábado (21).
- Carnaval de SP define ordem de leitura das notas; ‘Evolução’ abre apuração no Anhembi
Entre os destaques apontados ao longo dos desfiles estão Unidos do Viradouro, Beija-Flor de Nilópolis, Estação Primeira de Mangueira, Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Salgueiro e Imperatriz Leopoldinense.
Ordem dos desfiles
Domingo (15 de fevereiro):
Acadêmicos de Niterói
Imperatriz Leopoldinense
Portela
Estação Primeira de Mangueira
Segunda-feira (16 de fevereiro):
Mocidade Independente de Padre Miguel
Beija-Flor de Nilópolis
Unidos do Viradouro
Unidos da Tijuca
Terça-feira (17 de fevereiro):
Paraíso do Tuiuti
Unidos de Vila Isabel
Acadêmicos do Grande Rio
Acadêmicos do Salgueiro
Novas regras de julgamento
O Carnaval carioca passou por mudanças importantes nas regras de julgamento e apuração, definidas a partir de pedidos das próprias escolas e organizadas pela Liga Independente das Escolas de Samba.
Desde 2025, as notas passaram a ser fechadas ao final de cada noite de desfiles. Neste ano, o regulamento ampliou os critérios de avaliação, aumentou o número de jurados e modificou a dinâmica das apresentações na Sapucaí.
A principal novidade foi a implantação das cabines espelhadas. Dois grupos de jurados ficaram posicionados frente a frente, nos setores 6 e 7, exigindo que as escolas pensassem o desfile em 360 graus. Quesitos como comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira foram especialmente impactados, já que precisaram adaptar coreografias para contemplar ambos os lados da avenida.
Mais critérios e mais jurados
Os nove quesitos tradicionais passaram a reunir 26 subquesitos, com maior peso para criatividade e concepção. A comissão de frente passou a ser avaliada também pela ideia apresentada. Mestre-sala e porta-bandeira receberam notas por fantasia, coreografia e harmonia. Já a bateria foi julgada pela manutenção da cadência, conjugação de instrumentos, criatividade e versatilidade.
Outra mudança importante foi a exigência de justificativa até mesmo para notas 10.
O número total de julgadores subiu para 54. No entanto, continuam valendo 36 notas, já que dois jurados de cada quesito são descartados por sorteio antes da leitura oficial.
Com as novas regras, cada escola definiu sua própria estratégia de adaptação, resultando em desfiles pensados para todos os ângulos da avenida e submetidos a um julgamento mais técnico e detalhado.
Leia mais no BacciNotícias:
- Saiba quais são as maiores escolas campeãs no Carnaval de São Paulo
- Após tumulto, Carnaval em SP terá reforço policial e ações contra crimes nos blocos
- Quanto custa para colocar um bloco de carnaval na rua em SP? Valor assusta
O post Apuração do Carnaval do Rio define campeã do Grupo Especial nesta quarta (18) apareceu primeiro em Bacci Noticias.

