Ícone do site ContilNet Notícias

Artesão da Catedral luta contra câncer e comunidade realiza café beneficente; conheça

Por Anne Nascimento, ContilNet

Conhecido por transformar fé em arte ao confeccionar, há mais de 15 anos, os tradicionais tapetes de Corpus Christi da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, o artesão Eurico Rocha Neto, de 53 anos, vive hoje uma batalha bem diferente daquela que costumava travar com serragem, moldes e cores. Diagnosticado com um câncer maligno na região da cabeça, ele enfrenta limitações severas de saúde e mobiliza a solidariedade da comunidade católica e, por isso, a comunidade promove, neste domingo (8), um café beneficente, a partir das 6 horas, no pátio da Catedral Nossa Senhora de Nazaré.

Para ajudar artesão, comundiade fez um café beneficente. Foto: Reprodução/redes sociais

Eurico conta que os primeiros sinais surgiram logo após a última celebração de Corpus Christi. “Comecei a enxergar de forma turva. Procurei um oftalmologista, que suspeitou de algo neurológico. No pronto-socorro, após uma tomografia, descobriram o tumor”, relata. O diagnóstico levou a uma cirurgia realizada em Porto Velho, em junho do ano passado. Apesar do procedimento, a doença voltou a se manifestar pouco tempo depois, mesmo após sessões de radioterapia.

O agravamento do quadro comprometeu seriamente sua visão. “Hoje eu enxergo cerca de 50%. Primeiro perdi a visão de um olho, depois do outro. Agora estou aguardando a consulta do dia 26 de fevereiro para saber o que o oncologista vai indicar como próximo tratamento”, explica.

Artesão faz tapete há mais de quinze anos. Foto: Pessoal

Pedreiro e antigo profissional de letreiros, Eurico sempre conciliou o trabalho com a atuação voluntária na igreja. Foi no ambiente religioso que aprendeu, há cerca de 15 dias antes de seu primeiro tapete, a técnica que viraria marca registrada nas celebrações da diocese.

Agora,  a ação busca arrecadar recursos e oferecer apoio a Eurico.

 

Sair da versão mobile