Ícone do site ContilNet Notícias

Artistas do Acre fortalecem a cena com divulgações de eventos em perfil nas redes sociais

Por Anne Nascimento, ContilNet

Sam de Paula e Vanessa Sousa têm utilizado o espaço no Instagram para divulgar cenário artístico. Foto: arquivo pessoal

O que começou como uma troca informal de informações sobre eventos culturais virou uma das principais vitrines da produção artística local. Criada em 2020 pelas artistas Vanessa Sousa e Sam de Paula, a página Arte no Acre, no Instagram, tem se consolidado como canal de divulgação cultural no estado, reunindo shows, oficinas, feiras, espetáculos e festivais em um só espaço.

Atualmente, o projeto é mantido pelas duas arte-educadoras, que têm formação em Teatro e sempre acompanharam de perto a cena cultural acreana. A ideia nasceu ainda na época da faculdade, quando amigos e conhecidos buscavam indicações de programações culturais.

VEJA TAMBÉM: Do RJ ao Carnaval de Rio Branco: atriz leva arte e identidade à comissão de frente do 6 é D+

“Muita gente perguntava se a gente sabia de algum evento legal pra ir, e a gente acabava compartilhando tudo pelas nossas redes”, relembra Vanessa. A partir dessa demanda espontânea, surgiu a proposta de criar um perfil específico para concentrar essas informações.

Atualmente, o projeto é mantido pelas duas arte-educadoras, que têm formação em Teatro e sempre acompanharam de perto a cena cultural acreana. Foto: Reprodução

No início, o levantamento era feito de forma ativa: elas buscavam dados diretamente com artistas, produtores e coletivos, além de monitorar redes sociais para mapear o que estava acontecendo na cidade. Com o crescimento da página, o fluxo se inverteu. Hoje, a Arte no Acre recebe inúmeros pedidos de divulgação, com envio de materiais gráficos por artistas, grupos, instituições culturais e até pelo próprio público.

Em 2024, a dupla decidiu estruturar melhor o projeto, assumindo oficialmente a página como canal de comunicação cultural, deixando de tratá-la apenas como hobby.

Curadoria e mediação cultural

O trabalho começa com um processo de curadoria: mapeamento e organização das informações essenciais de cada evento, como data, horário, local, faixa etária, linguagem artística e acessibilidade, quando disponível.

Depois da divulgação, elas também atuam como mediadoras, respondendo dúvidas do público e orientando seguidores com base nas informações apuradas.

 

Sair da versão mobile