Uma criança de apenas 1 ano e 5 meses foi socorrida em estado gravíssimo após sofrer um afogamento dentro de uma caixa d’água, na tarde desta sexta-feira (6), em uma residência localizada na Rua Maria Elza Castelo, Quadra 14, nas proximidades da creche José Maria Maciel, no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco.
Quando as equipes chegaram, o bebê já estava em parada cardiorrespiratória | Foto: ContilNet
O atendimento mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que enviou ao local duas ambulâncias, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado, diante da gravidade da ocorrência.
De acordo com relatos de testemunhas, a mãe estava em casa com o menino e outros filhos quando percebeu a ausência da criança após cerca de 30 minutos. Ao iniciar as buscas, encontrou o filho desacordado dentro da caixa d’água. Desesperada, ela retirou o menino imediatamente e pediu ajuda aos vizinhos, que acionaram o socorro.
Quando as equipes chegaram, a criança já estava em parada cardiorrespiratória. Os profissionais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação cardiopulmonar, que se estenderam por aproximadamente 30 minutos, até que o bebê apresentasse sinais vitais novamente.
Após ser reanimado, o menino foi estabilizado na ambulância de suporte avançado e encaminhado com urgência ao Pronto-Socorro de Rio Branco.
A Polícia Civil esteve na residência acompanhando os procedimentos e o caso deverá ser investigado para esclarecer as circunstâncias do acidente.
