Mesmo antes do início oficial dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Milão-Cortina, marcado para 6 de março, o Brasil já registra um feito inédito. O país contará com oito atletas na competição, superando a marca anterior de seis representantes em Pequim 2022.
No total, somando as delegações Olímpica e Paralímpica, o Brasil terá 22 atletas na Itália, contando com 14 olímpicos e oito paralímpicos. Desses, 17 já foram ou são contemplados pelo programa Bolsa Atleta. Entre os paralímpicos, o índice é de 100% de beneficiados.
Veja as fotos
Leia Também
Parceria das TVs com as principais plataformas é um caminho saudável
Comitê Paralímpico Brasileiro apresenta uniformes da delegação para as Paralimpíadas de Paris
Gabrielzinho fatura tricampeonato nos 200m livre no Mundial Paralímpico de Natação
Após entrar no BBB 24, Vinícius Rodrigues perde benefício do Bolsa Atleta
“O recorde de atletas em Milão-Cortina é o resultado direto de um ciclo de investimentos contínuos. Na Brada, vemos as como leis de incentivo e o Bolsa Atleta são vitais para remover barreiras e democratizar o acesso ao esporte, permitindo que talentos nacionais alcancem o alto rendimento e transformem a sociedade através de seus exemplos”, afirma Vanessa Pires, especialista em Leis de Incentivo Fiscal e CEO da Brada.
Modalidades e presença brasileira
Das seis modalidades previstas no programa — esqui cross-country, curling em cadeira de rodas, esqui alpino, biatlo, hóquei no gelo e snowboard — o Brasil disputará duas: esqui cross-country e snowboard.
A delegação chega à Itália com atletas posicionados entre os principais nomes do circuito internacional. No esqui cross-country paralímpico, quatro brasileiros figuram no Top 30 do ranking mundial.
Cristian Ribera lidera o ranking global e tem como melhor resultado da carreira o sexto lugar em PyeongChang 2018, o mais expressivo já obtido pelo país na história da modalidade. Aline Rocha, sexta colocada no ranking geral, também integra a equipe e foi a primeira brasileira a disputar uma edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno.
Nova geração em destaque
O grupo também inclui nomes que representam renovação. Wellington Silva, o mais jovem da delegação, chega após conquistar quatro medalhas de ouro na Copa Continental realizada na Argentina em 2026 e uma medalha de prata na Copa do Mundo da Noruega em 2023.
As estreantes Vitória Machado e Elena Sena completam a equipe brasileira na competição. Os Jogos Paralímpicos de Inverno de Milão-Cortina serão realizados entre os dias 6 e 15 de março, com transmissão ao vivo pelo Grupo Globo.

